MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empossado novo juiz diretor dos Juizados da capital de MS

Empossado novo juiz diretor dos Juizados da capital de MS

Em uma cerimônia simples, "como devem ser os trabalhos nos juizados especiais", na manhã de ontem 1º/3, o juiz Emerson Cafure foi empossado como novo juiz diretor do Juizados Especiais da capital.

Da Redação

terça-feira, 2 de março de 2010

Atualizado às 12:49


Posse

Empossado novo juiz diretor dos Juizados da capital de MS

Em uma cerimônia simples, "como devem ser os trabalhos nos juizados especiais", na manhã de ontem 1º/3, o juiz Emerson Cafure foi empossado como novo juiz diretor do Juizados Especiais da capital.

Com a frase acima, a até então juíza diretora, Eliane de Freitas Lima Vicente, iniciou sua fala de despedida. A magistrada foi pioneira, não apenas na direção da proposta inovadora do Juizado Central, com tramitação de processos 100% no meio digital, mas também à frente da 1ª vara digital do Estado.

Em seu discurso, Eliane garantiu que se considera uma magistrada vocacionada para atuar nos juizados especiais: "sou juíza dos juizados especiais por opção e vocação". A questão apontada na fala da magistrada foi também tema do discurso do presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, des. Rêmolo Letteriello.

O desembargador salientou que em algumas comarcas aos juizados não é dada a devida importância que merecem. "Muitos acreditam equivocadamente que os trabalhos na justiça comum são de maior relevância", enfatizou des. Rêmolo. Ele também confessou que se considera um magistrado vocacionado para atuar nos juizados, onde o trabalho do juiz pode ser percebido de imediato.

A renovação dos juízes diretores foi outro ponto do discurso do presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais: "Com esta renovação anual resolvemos dar um descanso para quem está com sobrecarga de trabalho".

O Des. Rêmolo não deixou de enaltecer a dedicação da juíza Eliane comandando a implantação destes juizados digitais em Campo Grande, além de seu empenho, em nível nacional, para o desenvolvimento do Manual dos Juizados Especiais - uma proposta lançada pelo CNJ para uniformizar o sistema dos juizados em todo o país.

O novo juiz diretor dos Juizados Especiais de Campo Grande, Emerson Cafure, aproveitou a ocasião para reconhecer publicamente o empenho e dedicação da antecessora e como tal, dará seguimento aos seus passos.

Agradecendo a indicação ao cargo, Cafure aproveitou para externar a gratidão pela atuação e dedicação do Des. Rêmolo em prol dos Juizados, lembrando que ele foi autor da lei 1.071/90, "notabilizando-se no cenário nacional como o Estado pioneiro na implantação desta justiça especializada" como também, recentemente, pela introdução de mudanças na forma e composição das turmas recursais.

A solenidade contou também com a presença do Des. Sideni Soncini Pimentel, que responde atualmente também pela Ouvidoria do Poder Judiciário. O Fórum do Juizado Central foi inaugurado em 10 de setembro de 2008, resultado do projeto de modernização da justiça sul-mato-grossense, na busca de oferecer à população um judiciário de acordo com o desenvolvimento atual da sociedade.

_____________________