terça-feira, 20 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Jornalista Armando Nogueira falece aos 83 anos

O jornalista Armando Nogueira faleceu hoje, 29/3, na cidade do Rio de Janeiro, em seu apartamento.

segunda-feira, 29 de março de 2010


Falecimento

Jornalista Armando Nogueira falece aos 83 anos

O jornalista Armando Nogueira faleceu hoje, 29/3, na cidade do Rio de Janeiro, em seu apartamento.

Aos 83 anos, o torcedor do Botafogo foi vítima de um câncer que já o afligia desde 2007.

Um dos pioneiros do telejornalismo no Brasil, Nogueira trabalhou grande parte de sua carreira na Rede Globo, onde ocupou o cargo de diretor da Central Globo de Jornalismo.

Natural de Xapuri, no Acre, Armando Nogueira mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha 17 anos. Formou-se em Direito, mas passou a trabalhar com Jornalismo desde 1950, quando conseguiu o emprego no jornal Diário Carioca. Permaneceu no jornal por 13 anos e ganhou destaque ao narrar, em primeira pessoa, o atentado ao jornalista Carlos Lacerda, inimigo declarado de Getúlio Vargas.

Nogueira trabalhou também nos jornais Diário da Noite e Jornal do Brasil e na Rádio Bandeirantes, além das revistas Manchete e O Cruzeiro. Chegou à Rede Globo em 1966 e foi responsável por implementar o telejornalismo na emissora, quando ficou 25 anos a frente do Jornal Nacional e do Globo Repórter.

O acreano ficou marcado também por mediar o debate entre Fernando Collor e Lula, em 1989, dias antes da eleição.

A ligação entre o jornalista e o futebol é antiga. Armando Nogueira cobriu todas as Copas do Mundo a partir de 1954 e todos os Jogos Olímpicos desde 1980.

Escreveu textos para o filme "Pelé Eterno" (2004) e é autor de dez livros, todos sobre esporte: "Drama e Glória dos Bicampeões" (em parceria com Araújo Neto); "Na Grande Área"; "Bola na Rede"; "O Homem e a Bola"; "Bola de Cristal"; "O Voo das Gazelas"; "A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar" (em parceria com Jô Soares e Roberto Muylaert), "O Canto dos Meus Amores"; "A Chama que não se Apaga", e "A Ginga e o Jogo".

Atualmente estava no SportTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, onde participava do CBN Brasil.

________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 29/3/2010 09:07