MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Segurança Pública leva TJ/AM a Itacoatiara

Segurança Pública leva TJ/AM a Itacoatiara

Localizado a 177Km de Manaus em linha reta, o município de Itacoatiara ainda é administrado como uma cidade de interior, mas que enfrenta as mazelas das cidades grandes. Esta foi a tônica das denúncias feitas pelos representantes de instituições, entidades civis, de classe e do povo que participaram na última quinta-feira, 20/1, da audiência pública realizada pelo TJ/AM para debater a questão da Segurança Pública.

Da Redação

sábado, 22 de janeiro de 2011

Atualizado em 21 de janeiro de 2011 15:16


Denúncias

Segurança Pública leva TJ/AM a Itacoatiara

Localizado a 177Km de Manaus em linha reta, o município de Itacoatiara ainda é administrado como uma cidade de interior, mas que enfrenta as mazelas das cidades grandes. Esta foi a tônica das denúncias feitas pelos representantes de instituições, entidades civis, de classe e do povo que participaram na última quinta-feira, 20/1, da audiência pública realizada pelo TJ/AM para debater a questão da Segurança Pública.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura do município, MP e Secretaria de Segurança. A partir das 10h, o auditório do Fórum "José Rebelo de Mendonça" já estava tomado por mais de 200 pessoas. O presidente do Tribunal em exercício, desembargador Domingos Chalub chegou à Itacoatiara em companhia do procurador-geral de Justiça em exercício, Pedro Bezerra Filho; da juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Ida Maria de Andrade; do comandante-geral da Polícia Militar, cel. Dan Câmara e do secretário adjunto de Segurança, Cel. Paulo Vital. Ao chegar em Itacoatiara, Chalub foi direto para a prefeitura onde manteve uma reunião com o prefeito Antônio Peixoto (PT).

Chalub explicou que o direcionamento da administração do desembargador João Simões à frente do TJ/AM é de para aproximar cada vez mais o Judiciário da sociedade, principalmente no interior do Estado. "E o crescimento da violência urbana de Itacoatiara vem preocupando muito. Pretendemos a partir dos debates dessa audiência estabelecer medidas necessárias para conter o avanço da criminalidade. Isso também passa pela visita ao presídio da cidade para fazer um levantamento da questão prisional", disse o presidente em exercício.

O desembargador explicou que nessa aproximação também é fundamental a presença de outros poderes, como o Legislativo e o Executivo, "para que de forma integrada, quem saia com o benefício seja exatamente a comunidade, a população e a sociedade. Viemos tratar do tema Segurança Pública que tem tudo a ver com a prestação jurisdicional do Poder Judiciário".

O desembargador também antecipou que estava em Itacoatiara também em nome do desembargador Arnaldo Carpinteiro Péres, responsável pelo monitoramento carcerário, que pediu para não deixar de fazer uma visita para a população carcerária. "Esse problema da questão carcerária ainda não existe aqui em Itacoatiara, mas de qualquer forma é bom fazer uma inspeção e levantar a situação", afirmou Chalub.

Prefeito

O prefeito Antônio Peixoto agradeceu a presença do Judiciário e do secretário de Segurança em exercício, coronel Vital, em Itacoatiara. "Sendo um homem público itacoatiarense comprometido com a Segurança, de pronto atendeu a nossa solicitação e hoje estamos aqui para realizar uma Audiência Pública com start de toda a segurança do Estado", disse o prefeito, advertindo que é preciso dar um basta e combater com muita veemência a criminalidade. "Como disse o desembargador Chalub, vamos mostrar para a criminalidade que as instituições públicas estão presentes, estão atuando e não podem em hipótese nenhuma ser ameaçada. E o crime aqui em Itacoatiara nos últimos meses tem aumentado muito, é uma onda de assaltos, é uma onda de crimes assustadores", afirmou, garantindo que as questões levantadas nos debates serão encaminhadas às instituições para que tomem as medidas necessárias para coibir, para reprimir, para combater essa onda que está tentando se abater sobre o nosso município".

Audiência

Da prefeitura Domingos Chalub seguiu para o Fórum, local da audiência, em companhia do prefeito Antônio Peixoto e do Cel. Dan Câmara. Encontravam aguardando o início do evento o procurador Pedro Bezerra, defensor público do Estado, dr.Wilson Mello e o delegado Francisco Sobrinho, representando a Polícia Civil.

Ao abrir a audiência, o desembargador observou que o problema da violência não é uma exclusividade de Itacoatiara e que não seria um simples debate o responsável por acabar com esse mal que atormenta a sociedade, "mas seria possível minimizá-lo".

"Com essa audiência queremos mostrar para a população que as instituições existem e estão presentes para debater com a sociedade os problemas e tentar encontrar soluções", disse o desembargador.

O procurador Pedro Bezerra disse que esse tipo de ação, envolvendo as instituições e a sociedade civil deve ser uma ação corriqueira e não esporádica. Em seguida o presidente do TJ/AM e o representante do Ministério Público definiram a sistemática dos trabalhos, ficando acertado que primeiro a mesa diretora ouviria os questionamentos e denúncias feitas pela comunidade para depois encaminhar a questão às autoridades para tomarem as devidas providências.

A partir desse momento, vereadores, presidentes de associações de bairro, profissionais liberais e pessoas simples, do povo, passaram a denunciar todos os tipos de ocorrências que vêm tirando o sono da população de Itacoatiara.

De acordo com um jornalista local, só no mês de dezembro ocorreram seis assaltos com morte. Um dos debates mais inflamados foi o da vereadora Elenize Holanda que denunciou a impunidade como um dos principais motivos para o alastramento da criminalidade. "A medida que a impunidade cresce, o número de crimes também cresce na mesma proporção. Segundo a parlamentar, não dá mais para ficar calado. A polícia prende o bandido e logo em seguida, por algum motivo, ele é colocado em liberdade e vai na barreira ameaçar os policiais", denunciou.

________________
_________

Fonte : TJ/AM

_________
________________