MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. No TJ/RJ, Programa "Por dentro do Palácio" contabiliza 482 visitantes

No TJ/RJ, Programa "Por dentro do Palácio" contabiliza 482 visitantes

O programa "Por dentro do Palácio", promovido pelo CCPJ-Rio - Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio, comprovou ser um grande sucesso, contabilizando, até o momento, 482 visitantes. Todas as quartas-feiras, guiados pelo personagem Ruy Barbosa, as pessoas percorrem o antigo Palácio da Justiça, aprendendo sobre sua história.

Da Redação

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Atualizado em 25 de fevereiro de 2011 14:50


Visita

No TJ/RJ, Programa "Por dentro do Palácio" contabiliza 482 visitantes

O programa "Por dentro do Palácio", promovido pelo CCPJ-Rio - Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio, comprovou ser um grande sucesso, contabilizando, até o momento, 482 visitantes. Todas as quartas-feiras, guiados pelo personagem Rui Barbosa, as pessoas percorrem o antigo Palácio da Justiça, aprendendo sobre sua história.

Na tarde do dia 23, entre os convidados estava o presidente do TJ/RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, acompanhado de sua esposa, a desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes, da 8ª câmara Cível. Ele, que também foi juiz criminal no prédio do antigo Tribunal de Alçada Criminal, extinto em 1998, achou a visitação criativa e instrutiva, além de ter-lhe trazido boas lembranças.

"Achei magnífica a visitação. Excelente encontro da arte com a cultura, da arte com o teatro, da arte com a Justiça. Fiquei saudoso também, principalmente, quando entrei no Tribunal Pleno, onde atuei. Todos que participaram do evento estão de parabéns", disse o desembargador. Também acompanharam a visita o desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu, coordenador do Grupo de Altos Estudos da Memória Judiciária; diretores do TJ e funcionários do gabinete da presidência.

Quem não foi, porém, poderá ainda conhecer o antigo Palácio na próxima quarta-feira, dia 2, quando haverá a última visitação antes do carnaval, em dois horários: às 16h e às 18h. O número de visitas é de 40 pessoas por sessão, com distribuição de senhas quinze minutos antes de cada visita.

A realização do evento, que faz parte do programa 'Por Dentro do Palácio', é do Centro Cultural do Poder Judiciário do TJ/RJ, que fica na rua Dom Manuel 29, térreo, no Centro da cidade. A visitação retornará após o carnaval, com mais dias e horários a serem ainda divulgados, inclusive, para as escolas. A entrada é franca.

Antigo Palácio da Justiça - uma volta ao tempo

Assim como o presidente Manoel Alberto, a pessoa que for ao evento visitará o Palácio durante cerca de 50 minutos, começando pela fachada principal do pórtico de entrada do prédio, com Ruy Barbosa, interpretado pelo ator Eduardo Diaz, se apresentando e falando um pouco sobre o Rio antigo e a área do entorno do edifício. Os visitantes irão conhecer um pouco do Palácio da Justiça, que está inserido no núcleo urbano da Praça XV, próximo ao local onde existiu o Morro do Castelo, e também a Praia de Dom Manuel, que foi a entrada principal da cidade por mais de dois séculos.

Outros pontos nobres do antigo Palácio também serão percorridos, entre eles: o Salão dos Passos Perdidos (também conhecido como Salão dos Bustos, pois lá estão eternizados juristas de renomes, como o mestre Serrano Neves); o Salão Histórico do 1º Tribunal do Júri (onde foram julgados casos de grande repercussão, como o crime da Rua Toneleiros e os assassinatos da atriz Daniela Perez e do jornalista Tim Lopes e que funcionou até 2009) e o seu mezzanino; a Câmara Isolada; o Tribunal Pleno; o Salão dos Espelhos e o Salão Nobre.

A sala do acervo de figurinos do "Teatro na Justiça" - que já conta com 11 peças encenadas, sendo a última, "Os Físicos", com elenco formado só de magistrados - e a sala multiuso, que foi projetada para receber, no futuro, peças de teatro, recitais de música, vídeos e palestras; além do camarim onde os atores se preparam. A visitação termina na sala onde as idéias dos eventos nascem e criam formas, ou seja, no próprio CCPJ-Rio, com Rui Barbosa se despedindo e lendo alguns dos seus versos, entre eles: "Eu estou com a lei, pela lei e dentro da lei. Porque fora da lei não há salvação".

A primeira visita do programa 'Por dentro do Palácio' aconteceu em 12 de janeiro e teve como idealizadora a diretora do CCPJ-Rio, Silvia Monte, e, de lá para cá, pessoas de todas as idades têm se interessado em conhecer o local, com um público iniciante de 30, tendo sido ampliado, depois, para 40 por visitação. O texto e a direção são de Rafael Ribeiro, que escolheu frases que sintetizam a dimensão do pensamento do grande abolicionista, jornalista e diplomata que foi Rui Barbosa.

Outras informações podem ser obtidas pelo site do Tribunal (clique aqui) (Institucional/Centro Cultural-CCPJ-Rio) ou pelos telefones 3133-3366/3368.

________________
_________

Fonte : TJ/RJ

________
________________