MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Solidariedade ao povo japonês

Solidariedade ao povo japonês

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, ontem, 17, nota pública de solidariedade ao povo japonês diante da recente tragédia nuclear e apontando os riscos do uso da energia nuclear, mesmo para fins pacíficos.

Da Redação

sexta-feira, 18 de março de 2011

Atualizado às 11:49

Nota pública

Solidariedade ao povo japonês

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, divulgou ontem, 17, uma nota pública de solidariedade ao povo japonês diante da recente tragédia nuclear, apontando os riscos do uso da energia nuclear, mesmo para fins pacíficos.

____________

NOTA PÚBLICA

As relações entre Japão e Brasil são de longa data e, geração após geração, as duas nações alimentaram apreço e respeito mútuos. A presença da cultura japonesa na história do nosso país é reconhecida, bem como é reconhecido o trabalho e contribuição de descendentes de imigrantes japoneses ao Brasil.

Nesse momento de dor, a OAB/SP - em nome dos 300 mil advogados do Estado - presta solidariedade ao povo japonês, que mais uma vez se vê à frente de um desafio de superação: reconstruir o país atingido de forma catastrófica.

A tragédia japonesa, além de despertar comoção e pesar, trouxe para o cenário internacional a discussão quanto aos riscos do uso de energia nuclear, mesmo para fins pacíficos.

As consequências de um acidente nuclear em grande escala são catastróficas, não apenas para o homem, mas todo o meio ambiente atingido pode ser vítima de degradação e levar décadas para recuperação, como o ocorrido em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Esta dúvida se amplia quando levamos em conta as expectativas da Agência Internacional de Energia Atômica, que prevê o uso de energia nuclear em 54 países até 2030, incluindo o Brasil, quando hoje isto ocorre em 30 nações, com mais de 400 reatores.

Nos momentos mais críticos não podemos esmorecer, mas rever conceitos e encontrar novas alternativas que nos ajudem a construir um mundo mais justo e sustentável.

São Paulo, 17 de março de 2011

Luiz Flávio Borges D'Urso

Presidente da OAB/SP

_____________


_____________