MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Inaugurado Foro da Comarca de Arroio Grande/RS

Inaugurado Foro da Comarca de Arroio Grande/RS

O novo Foro da Comarca de Arroio Grande foi inaugurado na manhã de ontem, 8. Em sua manifestação, o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leo Lima, reiterou o compromisso permanente de agilizar a prestação jurisdiconal, ao contrário do que ocorria antigamente, quando as sentenças eram eruditas com diversas citações, comparou.

Da Redação

sábado, 9 de abril de 2011

Atualizado às 12:08


Novo prédio

Inaugurado Foro da Comarca de Arroio Grande/RS

O novo Foro da Comarca de Arroio Grande/RS foi inaugurado na manhã de ontem, 8. Em sua manifestação, o presidente do TJ, desembargador Leo Lima, reiterou o compromisso permanente de agilizar a prestação jurisdiconal, ao contrário do que ocorria antigamente, quando as sentenças eram eruditas com diversas citações, comparou.

O desembargador enfatizou a importância do trabalho dos servidores para o aperfeiçoamento constante do serviço prestado à comunidade. Nosso maior patrimônio são os servidores. São eles que permitem aos magistrados desenvolver seu trabalho com maior celeridade, explicou. O presidente do TJ advertiu ainda para a necessidade permanente de valorizar a jurisdição de 1º grau. É onde ocorre o contato direto com a população e existe a conotação humana para as leis. E esta é a principal função do juiz : dar a valoração humana, afirmou.

O juiz-diretor do Foro de Arroio Grande, Nelson Dagmar de Oliveira Ferrer, fez um histórico da luta que se iniciou com a doação do terreno de 2.400 metros quadrados por parte do Município e que culminou com a inauguração do novo prédio. Lembrou da dedicação de sua antecessora, Juíza Rita de Cássia Müller, e da sensibilidade dos prefeitos que compreenderam a necessidade de um novo imóvel para sediar o Poder Judiciário na localidade. A partir de agora, a população terá mais espaço e os servidores terão melhores condições de trabalho, explicou.

Estrutura

O prédio conta com uma área total de 1.568,12 m², divididos em dois andares e terraço.

No andar térreo estão localizadas uma sala para o juiz, uma para Defensoria Pública, outra para OAB, e um espaço para o Salão do Júri. O segundo andar do imóvel conta com duas salas para Juízes e uma de audiências.O empreendimento ainda conta com 16 vagas de estacionamento, sendo que uma é exclusiva para a SUSEPE. O foro também possui um elevador público e outro privado.

As obras tiveram início em 19/2/2009 e foram concluídas em 9/10/2010.

A Comarca de Arroio Grande tem vara única e conta com, aproximadamente, 4,5 mil processos em tramitação.

_____________
__________

Foto : Mariane Souza de Quadros

______________