segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Digital

Justiça trabalhista inaugura 1ª vara 100% digital do Estado de SP

Segundo o TRT da 2ª região, a vara digital deve desafogar as nove varas do Trabalho de Guarulhos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Digital

Justiça trabalhista inaugura 1ª vara 100% digital do Estado de SP

Hoje, 27, às 17h, será inaugurada a vara Digital trabalhista do Arujá, a primeira do Estado de SP.

Na solenidade de abertura será instaurado o primeiro processo no sistema. Entre os presentes, o presidente do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, e o presidente do TRT da 2ª região, desembargador Nelson Nazar.

Com a implementação do PJe-JT, as partes não precisarão se deslocar até a unidade judiciária para acessar os processos. Tudo poderá ser feito pela internet. Entre outros procedimentos, os advogados poderão peticionar ou anexar documentos do próprio escritório. Para isso, no entanto, será necessário possuir um certificado digital.

Segundo o TRT da 2ª região, a vara digital deve desafogar as nove varas do Trabalho de Guarulhos, cuja movimentação processual é uma das maiores da 2ª região, sendo que no ano passado recebeu mais de 19 mil processos, incluindo ações provenientes dos municípios de Arujá e Santa Isabel.

De acordo com a OAB/SP, o TRT da 2ª região está preparando uma turma para receber e julgar os processos eletrônicos oriundos da vara de Arujá. "A OAB/SP está propondo que sejam instaladas, no mínimo, duas Turmas, para não prejudicar as possibilidades de distribuição dos processos, evitando que todos sejam julgados por uma única Turma", diz Eli Alves da Silva, conselheiro e presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB/SP.

De acordo com o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D' Urso, o projeto de inserção digital dos advogados é prioridade de sua gestão. O vice-presidente da OAB/SP e presidente da Comissão Especial de Assuntos do Poder Judiciário, Marcos da Costa, ressalta que a OAB/SP vem dialogando com a JT sobre a informatização há anos e dará todo suporte aos advogados trabalhistas que desejarem migrar do processo físico para o eletrônico.

_________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 27/2/2012 07:55