MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJs realizarão semanas de conciliação de conflitos judiciais do BB
Pacificação

TJs realizarão semanas de conciliação de conflitos judiciais do BB

O banco está entre os maiores litigantes do Poder Judiciário.

Da Redação

sexta-feira, 16 de março de 2012

Atualizado às 08:41

Pacificação

TJs realizarão semanas de conciliação de conflitos judiciais do BB

Os TJs SE e RS realizarão, neste primeiro semestre, semanas de conciliação em busca de soluções para os conflitos judiciais que envolvem o BB. O projeto-piloto foi acertado ontem durante videoconferência coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça, na sede do CNJ. O BB está entre os maiores litigantes do Poder Judiciário.

A videoconferência foi conduzida pelos juízes auxiliares da Corregedoria Erivaldo Ribeiro e Jairo Schafer. Participaram também representantes da Diretoria Jurídica do BB e dos TJs de SE, RS, SC, GO, DF, PA e RJ. Esses Tribunais foram convidados em função de sua expertise na pacificação de conflitos.

A realização das semanas de conciliação tem o objetivo de reduzir os estoques de ações em que o BB é parte. Após o projeto-piloto, a Corregedoria pretende levar esse esforço a outros estados. A proposta é buscar a conciliação tanto na fase pré-processual quanto na processual.

Durante a videoconferência, os representantes dos Tribunais foram solicitados a responder a três perguntas. A primeira pedia que eles dessem exemplos de experiências de conciliação bem sucedidas. A segunda pretendia saber suas impressões sobre a postura do BB na interação com o Poder Judiciário. A terceira pergunta buscava colher sugestões para melhorar a relação com a instituição financeira e, assim, ampliar as possibilidades de soluções conciliadas dos conflitos.

O advogado João Alves, representante da Diretoria Jurídica do BB, informou, ao término da videoconferência, ter anotado 50 pontos críticos que serão levados para discussão junto à cúpula administrativa da instituição.