MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aberta ao público exposição sobre a Revolução Farroupilha em Porto Alegre

Aberta ao público exposição sobre a Revolução Farroupilha em Porto Alegre

Da Redação

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Atualizado às 09:40


Aberta ao público exposição sobre a Revolução Farroupilha em Porto Alegre

Organizada pelo Memorial do Judiciário, a exposição "Testemunho Farroupilha: Registro da Revolução no Arquivo Nacional" foi inaugurada ontem, no Palácio da Justiça. Durante a solenidade de abertura, o presidente do TJ-RS, desembargador Osvaldo Stefanello, destacou a forma de brasilidade dos gaúchos. "O povo gaúcho, por liberdade, e não por imposição, escolheu ser brasileiro. É o mais brasileiro de todos os brasileiros", afirmou. O evento reúne painéis, textos, documentos e objetos próprios da Revolução Farroupilha.

O desembargador Stefanello enalteceu a iniciativa, atentando para a situação atual do País. "É um episódio histórico que serve como exemplo e não deve ser esquecido. Hoje estamos, de certa forma, revivendo a revolução. O Brasil nunca enfrentou um centralismo tão grande. E a vida do povo que dá sustentação à essa federação está cada vez pior", certificou.

Mary Biancamano, Coordenadora do Memorial, lembrou os 170 anos da Revolução e a importante referência ao ideal de liberdade firmado nos combates. "É nosso dever oferecer a história à Pátria. Além de difundir o conhecimento, estimulamos a memória em respeito ao passado do nosso povo", ressaltou. Para a organizadora, além de revelar os preceitos farroupilhas, este é um tributo àqueles que tanto sonharam com a República.

A exposição ocorre até o dia 30/9. O local está aberto para visitação das 10h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, em horário diferenciado, o funcionamento é das 14h às 17h.
___________