sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Verdade

Registro de óbito de Vladimir Herzog é retificado pela Justiça de SP

Documento deve constar que morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do Doi-Codi.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A 2ª vara de Registros Públicos do TJ/SP decidiu que o registro de óbito de Vladimir Herzog deve ser retificado. O juiz Márcio Martins Bonilha Filho aceitou pedido da Comissão Nacional da Verdade de que conste no assento que a morte do jornalista "decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército - SP (Doi-Codi)". A iniciativa foi representada pelo coordenador da comissão, ministro Gilson Dipp.

Na decisão, o juiz destaca que a Comissão da Verdade conta com respaldo legal para exercer diversos poderes administrativos e praticar atos compatíveis com suas atribuições legais, dentre as quais recomendações de "adoção de medidas destinadas à efetiva reconciliação nacional, promovendo a reconstrução da história".

O magistrado afirma que, após o reconhecimento, que passou pelo crivo da 2ª instância, "da não comprovação do imputado suicídio, fato alegado com base em laudo pericial que se revelou incorreto", impõe-se a ordenação da retificação pretendida no assento de óbito Herzog.

De acordo com os autos, afasta-se que a morte seria decorrente de suicídio por asfixia mecânica por enforcamento, conforme alegava o Doi-Codi à época. Para Bonilha Filho, a matéria reclama o estabelecimento da verdade "ainda que tardia".

"Seria verdadeiramente iníquo prolongar o martírio da viúva e dos familiares e afrontar a consciência pública nacional, a renovação da investigação sobre a "causa mortis", quando, há muito, ficou apurado, em termos de convicção inabaláveis, especialmente, pela via jurisdicional comum, que o jornalista Vladmir Herzog perdeu a vida em razão de maus tratos e de lesões sofridas, em circunstâncias de todos conhecidas", afirmou o magistrado.

Veja a íntegra da decisão.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 25/9/2012 09:03