MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ institui comissão para avaliar serviços prestados pelos fóruns em Curitiba/PR

TJ institui comissão para avaliar serviços prestados pelos fóruns em Curitiba/PR

Da Redação

quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Atualizado às 07:12


TJ institui comissão para avaliar serviços prestados pelos fóruns em Curitiba/PR

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, deu posse nesta quarta-feira, 5/10, à comissão que vai avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos fóruns da Comarca de Curitiba.

 

Integram a comissão os advogados indicados pela OAB/PR Marlus Arns de Oliveira e Maria Helena Kuss, os juízes Benjamin Acácio de Moura e Costa e Osvado Nallin Duarte, da 14.ª e 15.ª Vara Cível e os serventuários Carlos Dirceu de Massolin Pacheco e Liliana Bittencourt.

A proposta de criação da comissão partiu da Seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil e foi acolhida pela presidência do TJ. "Aprovei imediatamente a idéia porque considero muito importante a iniciativa de estreitar o relacionamento do Poder Judiciário com os advogados, que juntos podem encontrar soluções para melhorar e agilizar os serviços judiciais", disse o desembargador Tadeu Marino Loyola Costa.

O presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, afirmou que a proposta é simples, porém poderá resultar em importantes avanços no funcionamento das serventias forenses. "Os problemas não são insolúveis. Muitas vezes, bastam pequenas soluções para acabar com grandes problemas que hoje ainda dificultam o exercício da advocacia", afirmou Oliveira Franco.

Para o juiz Benjamin Acácio de Moura e Costa, "a comissão poderá desenvolver uma gama de atividades que facilitarão o trâmite dos processos e diminuirão a acidez das relações entre os advogados e os balcões das serventias". A comissão é de caráter permanente. É consenso entre os seus integrantes que uma das prioridades será a plena informatização dos fóruns, disponibilizando aos advogados, em tempo real, por meio da internet, os despachos dos juízes sobre os processos. A medida reduziria filas e o congestionamento dos serviços nos fóruns, que atualmente recebem um fluxo diário de oito mil pessoas.
_____________









_____________