MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

O correspondente Icaro Leonardo Souza Silva, cadastrado em Valença/BA, ganhou a obra "Digesto de Justiniano".

Da Redação

terça-feira, 16 de abril de 2013

Atualizado às 08:33

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

  • Confira logo abaixo o Correspondente premiado desta semana.

__________

"Digesto de Justiniano" (5ª edição - 157p.), traduzida por Hélcio Maciel França Madeira, uma gentileza da Editora RT - Revista dos Tribunais.

O valor do direito romano não pode ser prejudicado pela erudição excessiva de seus intérpretes, causa frequente da subtração de seu acesso aos estudantes. Nem Justiniano precisa ser substituído por um imaginário e geométrico "direito romano clássico". O Digesto pode e deve ser estudado como direito vigente (como, aliás, era a sua vocação explícita), e não somente como instrumento de restauração histórica da jurisprudência imperial. Sua leitura possibilita analisar o desenvolvimento do nosso sistema jurídico, seja para evidenciar os desvios, seja para compreender os aprimoramentos conceituais que o Direito Romano apresenta através dos séculos. A proposta didática é simples: ler as fontes romanas diretamente - sem manuais intermediários e contrastá-las com os conceitos dos livros de Introdução ao Direito e de Direito Civil.

__________

 Ganhador :

 Icaro Leonardo Souza Silva, cadastrado em Valença/BA

__________