MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/PB instala Justiça Virtual em Campina Grande

TJ/PB instala Justiça Virtual em Campina Grande

x

Da Redação

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Atualizado às 08:44

 

TJ/PB instala Justiça Virtual em Campina Grande

 

O Juizado Virtual instalado ontem na sede do 2° Juizado Especial Cível, em Campina Grande, pelo presidente do TJ/PB, desembargador Júlio Aurélio, é o primeiro do país a ser desenvolvido e implantado num Juizado Estadual, visto que sistema semelhante só existe nos Juizados Federais. A solenidade de instalação foi prestigiada pelo prefeito Veneziano Vital do Rego, desembargadores, juízes, advogados, representantes do Ministério Público, entre outras autoridades.

 

O desembargador Júlio Aurélio disse que com a instalação do Juizado Especial Virtual os serviços judiciais irão ficar mais ágeis e eficientes. Segundo ele, com esse novo sistema o Tribunal de Justiça da Paraíba pretende proporcionar maior agilidade aos processos judiciais em curso nos juizados especiais de Campina Grande.

 

"O presidente do Tribunal de Justiça, com o auxílio dos demais membros da mesa diretora, coloca a Paraíba na vanguarda do processo de informatização dos Tribunais", afirmou durante a solenidade o juiz Antonio Silveira Neto, coordenador do Projudi. "É preciso pensar a informática como uma prioridade, pois é muito difícil operar mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida", disse o magistrado.

 

De acordo com o juiz, o processo judicial digital pode ser definido como um sistema de informática que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processuais realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital. Ele explicou que o funcionamento do Projudi é bastante simples e seguro. Os advogados e os cidadãos que desejem ingressar com alguma reclamação nos Juizados Especiais podem utilizar a internet ou se dirigir ao setor de atendimento dos juizados.

 

Nesta primeira fase de implantação do sistema serão cadastrados vinte advogados que farão um treinamento gratuito, oferecido pelo Tribunal de Justiça, para uso do programa. Esses advogados também avaliarão o sistema segundo as suas necessidades. Os advogados interessados em participar do curso poderão se inscrever na sede do Segundo Juizado Especial Cível de Campina Grande. Os 20 primeiros inscritos serão contemplados com o curso.

 

______________