MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB vai defender no Supremo dois turnos no funcionamento do Judiciário
Expediente

OAB vai defender no Supremo dois turnos no funcionamento do Judiciário

Conselho Federal da OAB e as seccionais defendem funcionamento sem qualquer restrição de horário ao acesso de advogados durante o expediente pleno.

Da Redação

domingo, 19 de maio de 2013

Atualizado em 18 de maio de 2013 18:29

O Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB deliberou nesta sexta-feira, 17, por unanimidade, requerer ao STF celeridade no julgamento de ações que tratam do horário de funcionamento de Tribunais de Justiça dos estados.

O Conselho Federal da OAB e as seccionais defendem o funcionamento do Judiciário em dois turnos e sem qualquer restrição de horário ao acesso de advogados durante o expediente pleno, posição também endossada pelo Conselho Nacional de Justiça.

A mais recente ADIn contra decisão do CNJ que confirmou o funcionamento da Justiça em dois turnos foi proposta ao STF pela AMB, sendo da relatoria do ministro Luix Fux. Por isso, além de reafirmar oficialmente ao Supremo o posicionamento favorável ao expediente dos Tribunais em dois turnos, o presidente do  Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado, que conduz o Colégio de Seccionais, afirmou que solicitará audiência ao ministro Fux para tratar especificamente do tema.

A entidade solicitará do ministro celeridade no julgamento da ADIn e reafirmará sua posição,  que visa ao acesso da cidadania à Justiça e ao respeito das prerrogativas dos advogados de atuar sem restrição na defesa dos cidadãos.