MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Desembargador do TJ/PE adota modelo de audiência digital
Tecnologia

Desembargador do TJ/PE adota modelo de audiência digital

Nesta quarta-feira, 6, o desembargador Stênio Neiva, do TJ/PE, inaugurou em seu gabinete modelo de audiência digital que será realizado por videoconferência.

Da Redação

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atualizado às 16:22

Nesta quarta-feira, 6, o desembargador Stênio Neiva, do TJ/PE, inaugurou em seu gabinete modelo de audiência digital que será realizado por videoconferência. A primeira audiência aconteceu, simbolicamente, com o presidente da OAB/PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, no Palácio da Justiça.

Segundo o desembargador, o formato é muito simples e a viabilidade técnica já foi comprovada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal. "O modelo está sendo implantado em caráter experimental. As audiências acontecerão através de videoconferência, mediante agendamento prévio por e-mail. Além disso, não haverá nenhum custo adicional para o Tribunal", destacou Stênio Neiva.

O magistrado explica, ainda, que o atendimento presencial será mantido. O serviço cria, apenas, mais um canal de atendimento para os advogados. "Os profissinais que atuam em outros municípios, não precisarão mais se deslocar até o Recife para serem atendidos em meu gabinete. Isso economiza o tempo deles e amplia o acesso à Justiça, beneficiando o destinatário final dos processos, que é o cidadão", afirmou.

STJ

Em agosto deste ano a ministra Nancy Andrighi realizou a primeira audiência por videoconferência com advogada do STJ. Na ocasião, a ministra afirmou que essa forma moderna de comunicação evita a oneração do custo do processo com o deslocamento.

"Sempre me preocupei com as pessoas que não têm como custear uma viagem do advogado a Brasília para ser atendido pelo ministro. Isso era algo que me incomodava sobremaneira", explicou Nancy.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas