MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara de Comércio Brasil-Canadá elege nova diretoria

Câmara de Comércio Brasil-Canadá elege nova diretoria

A diretoria foi eleita para o biênio 2015/2017.

Da Redação

terça-feira, 12 de maio de 2015

Atualizado em 11 de maio de 2015 13:37

Com uma longa história de atuação na Câmara, a advogada Esther Donio B. Nunes foi reeleita presidente da entidade.

Sócia do escritório Pinheiro Neto Advogados desde 1985, Esther é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, especializada em Direito Empresarial e pós-graduada em Direto de Telecomunicações. Na CCBC já foi responsável pela Comissão de Assuntos Jurídicos, tendo participado de diversas missões comerciais brasileiras e de projetos de promoção de negócios promovidos pelo Canadian International Development Association (CIDA), além de ter contribuído em ações de cunho social, como na assessoria jurídica à Canadian International Society (CIS).

Uma das fundadoras da Comissão da Mulher Advogada do PNA, a profissional também assessora os consulados norte-americano e canadense, ministrando palestras a missões de empresários desses países quanto à realização de negócios no Brasil. Entre 2004 e 2005, presidiu o International Technology Law Association (Itechlaw) dos Estados Unidos e, atualmente, integra seu Conselho Consultivo. Membro da Diretoria da Associação Brasileira do Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações (ABDTIC), é frequentemente citada em publicações internacionais especializadas como uma profissional "altamente recomendada" em comunicações e tecnologia da informação.

Fundada em 1973 e sediada em São Paulo, a CCBC é uma organização independente, mantida pelo setor privado e que atua binacionalmente nos mais importantes segmentos. Tornou-se um Centro de excelência na prestação de serviços, na difusão de informações de interesses empresariais, culturais, educacionais e na promoção do relacionamento entre o Brasil e o Canadá.

Já o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, órgão ligado à Câmara, terá como presidente o advogado Carlos Suplicy de Figueiredo Forbes que, antes de chegar à presidência da entidade, atuava como secretário-geral. Forbes vem, há muitos anos, se especializando em arbitragem, representando seus clientes ou servindo de árbitro em conflitos envolvendo contratos, direito societário e questões regulatórias e de responsabilidade civil.

Sócio sênior do Departamento Contencioso e de Arbitragem de Mundie e Advogados, especialista em litígios comerciais e regulatórios, é reconhecido por sua atuação em disputas complexas. Representa clientes nacionais e estrangeiros, atuando em diversos setores, especialmente nas áreas de infraestrutura e de regulamentação, com ênfase em telecomunicações e energia.

Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1988), tem pós-graduação em Processo Civil (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, 1991) e mestrado em Direito Processual Civil (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, 1994). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande Sul e Minas Gerais) e de várias organizações, incluindo, Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAr (Ex-Vice-Presidente e atual Membro do Conselho Executivo), Movimento de Defesa da Advocacia - MDA (Ex-Presidente e atual Membro do Conselho), International Council for Commercial Arbitration - ICCA, International Bar Association - IBA e AASP - Associação dos Advogados de São Paulo.

Um dos mais atuantes e respeitados do Brasil, o CCBC foi fundado em 1979. Pioneiro no País, vem ao longo dos últimos anos participando ativamente da mudança do panorama jurídico nacional, contribuindo para a crescente adoção de cláusulas arbitrais nos mais variados tipos de contratos. Único certificado pelas normas de qualidade do programa ISO 9001, segue os mais modernos padrões dos Centros de Arbitragens Internacionais.

Além de Esther Donio B. Nunes e de Carlos Suplicy de Figueiredo Forbes, a nova diretoria das entidades também passa a ter em sua composição os nomes abaixo.

____________

CAMARA DE COMERCIO BRASIL CANADA