terça-feira, 26 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Manual da Advocacia Cível"

O livro apresenta notas relativas ao novo CPC.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A obra "Manual da Advocacia Cível" (Atlas - 424p.) retrata um pouco da vida do autor Misael Montenegro Filho, que tentou se aproximar das dúvidas dos advogados iniciantes, para oferecer soluções a esses profissionais.

A obtenção de informações nas bancas universitárias durante o curso de Direito não é sufi ciente para credenciar o recém-formado a atuar judicialmente. O conhecimento puramente teórico não nos ensina a elaborar uma petição inicial, a despachar com o juiz, a realizar uma audiência de instrução e julgamento, a sustentar as razões de um recurso durante o seu julgamento, dentre tantos outros atos.

Na verdade, tudo isso só é possível, e, sobretudo, aperfeiçoado, com muito treino, com muita repetição, o que não significa que as lições dos professores na jornada universitária não sejam importantes para a atuação na advocacia, mas que só farão sentido para o advogado quando ele conseguir aplicá-las na prática.

Conhecer o conceito de um contrato e suas características é importante, mas muito mais importante, do ponto de vista da advocacia, é saber como arguir a nulidade de cláusulas na ação de execução fundada no mesmo contrato, de acordo com as orientações da doutrina e da jurisprudência.

O autor, ao escrevê-la, lembrou do início do seu caminho profissional, das suas aflições, dos seus questionamentos, da sua insegurança. O livro foi escrito com foco no novo CPC, para que o profissional de hoje possa advogar amanhã.

Os capítulos abordados estão assim discriminados: Considerações gerais sobre a advocacia; Requisitos formais exigidos para que a sentença judicial seja de mérito; Procedimentos - como fixá-los; Petição inicial; Atos processuais que podem ser praticados após a apresentação da petição inicial; Defesa do réu; Audiências; Recursos; Fase de cumprimento da sentença; Juizados Especiais Cíveis - como atuar; Dinâmica processual em fluxogramas; e Principais prazos processuais.

Sobre o autor :

Misael Montenegro Filho é bacharel em Direito pela UFPE. Advogado. Diretor da Escola de Advocacia do Recife. Professor convidado de vários cursos preparatórios para concursos públicos e de pós-graduação pelo Brasil. Palestrante em seminários e congressos jurídicos.




__________

Ganhador:

  • Adriano Jacobs Nunes, de Ribeirão Preto/SP

__________

EDITORA ATLAS SA

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 24/8/2015 16:08