MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. ABRAT gerando direitos a quem gera vidas
Direito

ABRAT gerando direitos a quem gera vidas

Vários tribunais já estão alterando seus regimentos para que as advogadas possam sustentar oralmente com preferência.

Da Redação

sexta-feira, 18 de março de 2016

Atualizado em 17 de março de 2016 12:28

A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT, em setembro de 2015, solicitou à presidência do TST que examinasse a possibilidade de alterações nos regimentos internos dos Tribunais regionais, assim como do próprio TST.

As alterações solicitadas incluíam que as advogada
s trabalhistas grávidas pudessem ter prioridade nas sustentações orais, vaga garantida para estacionamento de carros e sala de aleitamento, principalmente nos fóruns trabalhistas de 1º grau, onde poderiam dividir o espaço com juízes, partes e testemunhas.

A época, o então presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen acolheu de pronto a solicitação e recomendou a todos os Tribunais regionais que a acolhessem também.

Segundo a presidente da ABRAT, Sílvia Lopes Burmeister, vários tribunais já estão alterando seus regimentos para que as advogadas possam sustentar oralmente com preferência, vagas nos estacionamentos já estão sendo concedidas assim, como as salas de amamentação e aleitamento.

"Estamos buscando, através de campanhas como "Lugar de Mulher é onde ela quiser", no ano passado, e agora com "ABRAT gerando direitos a quem gera vidas" a maior valorização da mulher em todos os segmentos, afinal não devemos homenagear a mulher apenas um único dia, mas todos, e a homenagem começa com o respeito."

Neste ano, no último dia 8, Dia Internacional da Mulher, foi inaugurada a primeira sala de amamentação no fórum do Trabalho do TRT da 20º região, uma trabalho conjunto da ABRAT e ASSAT - Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas.

____________________