quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

AGU

Viagem de Medina em avião da FAB gera discórdia

Segundo O Antagonista, fontes do governo teriam afirmado que a notícia foi plantada pelo advogado Gustavo do Vale Rocha.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Um aparente conflito de interesses na AGU se tornou um dos principais tópicos de discussão no fim de semana. Correu na imprensa a notícia de que o atual advogado-Geral da União, Fábio Medina Osório, estaria prestes a ser demitido.

A especulação foi motivada por uma notícia divulgada no sábado, 4, por Jorge Bastos Moreno, em sua coluna n'O Globo.

Segundo o jornalista, após tentar embarcar na semana passada para Curitiba/PR, na Base Aérea, e ter o pedido negado, Medina teria dado "uma carteirada" nos oficiais da aeronáutica, dizendo ter status de ministro de Estado. "A confusão chegou ao gabinete do presidente", informou Moreno na coluna.

O AGU deu entrevista negando qualquer tipo de embaraço e a própria FAB, em nota (v. abaixo), informou que "o atendimento seguiu todos os procedimentos formais e legais, tendo o voo transcorrido sem qualquer tipo de anormalidade".

Em nota, o presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, também saiu em defesa de Fábio Medina Osório: "O Advogado-geral da União também tem procurado valorizar os resultados alcançados pela Operação Lava-Jato e adota medidas para o ajuizamento de ações judiciais contra aqueles responsáveis pelos desvios de recursos públicos."

Segundo o site O Antagonista, fontes do governo teriam afirmado que a notícia foi plantada pelo advogado Gustavo do Vale Rocha, nomeado por Michel Temer para a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

De acordo com o site, Gustavo ambiciona a cadeira de Medina. Ele, que até há pouco defendia os interesses de Eduardo Cunha, presidente afastado da Câmara, além de comandante dos negócios jurídicos da Casa Civil é conselheiro do CNMP.

___________

Transporte de autoridades

Com relação as recentes informações levantadas pelos meios de comunicação acerca do transporte do Exmo. Sr. Advogado-Geral da União, Fábio Medina Osório, para a cidade de Curitiba (PR), no dia 01 de junho de 2016, a Força Aérea Brasileira (FAB) esclarece que o atendimento seguiu todos os procedimentos formais e legais, tendo o voo transcorrido sem qualquer tipo de anormalidade.

Reforça que tal atendimento seguiu as orientações contidas nos decretos presidenciais nº 4.244, de 22 de maio de 2002; nº 8.432, de 9 de abril de 2015, que estabelecem as regras e prioridades para o transporte de autoridades do 1º escalão do governo federal.

O translado para Curitiba foi solicitado na manhã do dia 01 de junho e a FAB contava com aeronave disponível no horário solicitado, o que possibilitou que a missão se concretizasse, tendo ocorrido sem nenhuma interferência de órgãos externos para o seu cumprimento.

Todos os dados deste voo estão disponíveis no site da Força Aérea, e podem ser acessados em www.fab.mil.br, no item registro de voos.

Brasília, 04 de junho de 2016.

Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 6/6/2016 08:52