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Vamos Conciliar

Multinacional de eletrodoméstico utiliza serviço de conciliação online para solucionar problema com cliente

Se tivesse prosseguido com o processo, o empresário teria desembolsado uma média de R$ 3 mil.

Da Redação

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Atualizado em 2 de maio de 2017 11:02

Após esperar mais de 30 dias pelo conserto na assistência autorizada da fritadeira de uma multinacional de eletrodomésticos, o empresário Matheus Mariani teve uma surpresa: o reparo não foi realizado. Não satisfeito, resolveu acionar a Justiça.

Mas o processo foi interrompido no meio do caminho. Seguindo a política de bom relacionamento com os consumidores, a multinacional viu na conciliação a oportunidade de resolver a pendência e, por consequência, manter o cliente fidelizado.

A empresa utilizou os serviços da Vamos Conciliar, uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação on-line. E uma questão que poderia durar anos no Judiciário, foi solucionada em uma semana.

A coordenadora da Vamos Conciliar, Mirian Queiroz explicou que um caso como esse poderia demorar uma média de cinco anos caso tramitasse na Justiça.

"Uma vez que envolve duas unidades da federação diferentes e a comunicação nos processos exigiria o uso de cartas precatórias, ou seja, um tribunal conversando com outro tribunal por meio de correspondências físicas".

A negociação foi toda pela internet, por meio de um chat online. Em São Paulo o representante da empresa, no Espírito Santo o cliente e, em Brasília, o conciliador. Após várias propostas e adequações de ambas as partes, o acordo foi feito: a empresa fabricante irá enviar um novo produto, de modelo superior e R$ 1 mil.

"Gostei bastante dessa nova oportunidade que o cidadão brasileiro possui para resolver suas demandas. Creio que a maioria das pessoas não buscam seus direitos pois vêem uma certa morosidade no Judiciário brasileiro e essa modalidade de conciliação veio para agilizar a resolução dos conflitos", elogiou Mariani.

Se tivesse prosseguido com o processo, o empresário teria desembolsado uma média de R$ 3 mil. Pela plataforma, ele não teve nenhum custo, tendo somente a multinacional que arcar com o pagamento de taxas de serviço.

Vamos Conciliar

Para usar o serviço, basta ter um computador ou um smartphone e acessar o site. Tudo começa no link "Iniciar a conciliação", onde o consumidor ou a empresa vão pontuar a demanda a ser resolvida e preencher os dados que serão encaminhados para um conciliador. Em seguida, haverá um diálogo via chat, oportunidade em que o cliente irá expor suas questões e seus interesses. O conciliador auxilia as partes na construção do acordo.

Se as partes chegarem a um consenso durante o "chat" será emitida uma declaração de acordo.

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Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos