quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

VI Simpósio de Direito Empresarial da ALAE

Sexta edição do Simpósio de Direito Empresarial da ALAE foi sucesso de público com rico debate de ideias.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Na última quinta-feira, 3/8, aconteceu um dos mais relevantes encontros para a advocacia empresarial, a sexta edição do Simpósio de Direito Empresarial da ALAE, no Teatro do World Trade Center, em São Paulo. O evento contou com mais de 400 participantes presentes, entre importantes diretores e gerentes jurídicos das maiores empresas brasileiras.

Para dar as boas-vindas aos participantes, os Aliados Ubirajara Costódio Filho, Presidente da ALAE, e Luiz Gustavo Bichara, Presidente do Simpósio, realizaram a abertura do evento. Temas importantes do cenário jurídico, político e econômico do país foram discutidos, com bastante clareza e troca de ideias, em painéis conduzidos por ilustres autoridades brasileiras.

Ilustrando os painéis do Simpósio ALAE 2017, tivemos a Conferência de Abertura, que foi conduzida pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, jurista, professor e magistrado brasileiro, com o tema A Judicialização da Vida: o momento institucional Brasileiro, muito aplaudido por todos; A Procuradora do Ministério Público Federal de SP, Thaméa Danelon, e o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay) que conduziram um debate à frente do painel Garantias Individuais e Combate à Corrupção, além dos Aliados Fernanda Tórtima (ALAE Rio de Janeiro), Marcelo Brabo (ALAE Alagoas) e Miguel Pereira Neto (ALAE São Paulo).

Outro expoente, o ministro aposentado do STF, Nelson Jobim, liderou o painel Compliance e Anticorrupção. Participaram também, Gustavo Benchimol, Superintendente Jurídico da Andrade Gutierrez, Arthur Sanchez Badin, Diretor Jurídico da Camargo Corrêa, e os Aliados George Lippert (ALAE Rio Grande do Sul), Ubirajara Costódio Filho (ALAE Paraná) e Gladson Mota (ALAE Ceará).

Uma sessão de entrevistas também deu o tom do Simpósio da ALAE. O jornalista William Waack reproduziu, no palco do Simpósio, por meio de um talk show, seu programa Painel, do canal Globo News, que se dedica a discutir, em profundidade, temas relevantes do cenário político e econômico do país. O tema em questão foi Reformas: preparando o Brasil para o futuro. Entre os entrevistados, o Senador Antonio Anastasia, um dos grandes defensores das Reformas no Congresso, e o Professor José Márcio Camargo, especialista em Economia do Trabalho.

Dois momentos finalizaram o Simpósio: o painel Processo, previsibilidade e segurança jurídica conduzido por Marco Aurélio Greco, Doutor em Direito, e o ministro do STJ, Ricardo Villas Bôas Cueva, com a participação dos Aliados Edson Pinto (ALAE Rondônia), Paulo Coimbra (ALAE Minas Gerais) e Mário Roberto Pereira de Araújo (ALAE Piauí); e por fim, a palestra Crises Políticas, Econômica e Ética no Brasil e no Mundo, liderada pelo historiador Leandro Karnal.

Segundo o presidente da ALAE, Ubirajara Costódio, "O Simpósio da ALAE foi novamente um sucesso! Tivemos um excelente público, com mais de 400 presentes, todos advogados corporativos das maiores empresas brasileiras, e conseguimos reunir inúmeras personalidades que debateram alguns dos temas mais importantes da atualidade, como o combate à corrupção empresarial e o respectivo papel dos programas de compliance, a importância do respeito às garantias constitucionais dos acusados, os precedentes judiciais no novo CPC e as reformas políticas estruturais de que o Brasil precisa para sair da crise. A ALAE acredita que, em momentos de dificuldades, como vivemos hoje, esses encontros e debates são fundamentais para a atualização profissional do advogado, sem o que é ainda mais difícil o trabalho de oferecer aos nossos clientes uma assessoria jurídica que alie a boa técnica aos efetivos resultados."

Sobre a ALAE

A ALAE é uma aliança de escritórios de advocacia que atuam em todas as áreas do Direito Empresarial. O compromisso da ALAE é oferecer serviços jurídicos de alta qualidade onde quer que os clientes necessitem.

Criada em março de 2004, a ALAE é, hoje, a maior e mais prestigiada rede de escritórios de advocacia com abrangência no Brasil e na América Latina.

Com atuação em todas as áreas do Direito Empresarial, é composta por 35 Escritórios Aliados, presentes em todos os Estados brasileiros e na maioria dos países da América Latina, 2500 advogados aliados e 550 clientes atendidos.

Os Escritórios aliados são selecionados mediante criterioso processo de seleção e com desempenho avaliado semestralmente pelos demais Aliados. Em cada um dos Estados ou Países onde está presente, a ALAE oferece, além da alta qualidade dos serviços jurídicos, em cada um dos Estados ou Países onde está presente, o indispensável conhecimento das culturas regionais e dos órgãos administrativos e judiciais locais.

_____________

ALAE Alianca de Advocacia Empresarial

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 9/8/2017 08:10