sábado, 5 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Vamos Conciliar

Prestações habitacionais podem ser negociadas pela conciliação

Mutirão possibilita o parcelamento das dívidas e uso do FGTS para quitar as prestações.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Até sexta-feira, 22, a JF/CE realiza mutirão de conciliação de contratos habitacionais com a Caixa Econômica Federal. A ideia é que clientes que tenham atrasos em prestações da casa própria negociem esses débitos da melhor forma.

As conciliações estão sendo realizadas na Central de Conciliação e Mediação no Edifício-sede da JF/CE, na Praça Murilo Borges, no 5º andar.

Qualquer mutuário com atraso nas prestações da casa própria cujos contratos não estejam na esfera judicial pode procurar a sua agência da Caixa para solicitar a participação nas conciliações.

As propostas de acordo podem dispensar multas e juros, de todo o período em atraso, permitindo também o parcelamento dos valores. Além disso, o FGTS pode ser utilizado para quitar até 80% do valor das prestações pendentes.

A conciliadora Paula Carvalho, da câmara privada Vamos Conciliar, explica que essas iniciativas são fundamentais para o crescimento da conciliação como alternativa para solucionar conflitos. "Esse tipo de iniciativa é de extrema importância e revela um indicativo do inicio de uma mudança de padrão nas resoluções de conflitos, optando-se pelas formas consensuais, que são mais simples e práticas".

Ainda segundo a conciliadora, neste mutirão, estima-se que sejam realizadas mais de 500 audiências de conciliação. Efetivamente, isso representa a possibilidade dessas demandas serem resolvidas nesta oportunidade, sem precisar recorrer ao Judiciário. Em outras palavras, é a possibilidade de menos 500 casos serem submetidos a um processo judicial que costuma ser desgastante e lento.

Ao todo, já foram enviados convites a 2.613 contratantes com o intuito de negociar pendências e evitar o inicio de ações judiciais.

___________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 21/9/2017 07:27