terça-feira, 20 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Pensar o Final e Honrar a Vida: Direito à Morte Digna"

Ao resgatar o conteúdo jurídico da dignidade humana na fase terminal da vida, a autora mostra extrema sensibilidade, dando ao tema um tratamento único e diferenciado.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

tO livro "Pensar o Final e Honrar a Vida: Direito à Morte Digna" (Saraiva - 160p.), de Laura Scalldaferri Pessoa, busca ressaltar a diferenciação entre a eutanásia, ortonásia e a distanásia, dando ênfase à necessidade de manter-se uma vida digna até seu final.

A obra, que se situa na fronteira entre Direito, Bioética e Medicina, surgiu da vontade de refletir sobre a disponibilidade do direito à vida e sobre a existência do direito de decidir sobre a si mesmo, na sua expressão máxima - determinar o próprio morrer.

Após desenvolver um histórico sobre a concepção de morte, que envolve tanto os conceitos jurídicos como o critério de morte cerebral e outras definições da bioética, a autora afirma que morrer com dignidade é parte do direito de escolha do indivíduo a não se submeter a um sofrimento prolongado quando em condição terminal.

 


Sobre a autora:

Laura Scalldaferri Pessoa é juíza de Direito na BA e professora da EMAB. Mestre em Direito pela UFBA e pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela FBD.

__________

Ganhadora:

Ana Paula Toffoli, do RS.

__________

SARAIVA EDUCACAO LTDA

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 20/9/2018 14:09