sexta-feira, 27 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Homenagem

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo inaugura sala Ada Pellegrini

Inauguração acontece nesta quinta-feira, 31, às 19h no prédio histórico da Universidade.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Perto de completar 200 anos de fundação, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo terá, pela primeira vez, uma de suas salas do prédio histórico batizada com nome de professora. A homenageada é a prof. Dra. Ada Pellegrini Grinover. 

A inauguração acontece nesta quinta-feira, 31, às 19h no prédio histórico do Largo de São Francisco, 95, 2º andar.

 t

Segundo o professor Floriano de Azevedo Marques Neto, diretor da Faculdade do Largo de São Francisco, "para além de ser uma sala reformada com recursos privados, é uma alegria ver o reconhecimento e a gratidão a Ada por sua inestimável contribuição intelectual para o Direito Brasileiro, ajudando na formação de tantos estudantes que passaram pelos bancos da nossa bicentenária instituição".

O Instituto Brasileiro de Direito Processual custeou a reforma com apoio de advogados e escritórios de advocacia.

Ada Pellegrini Grinover

Filha do advogado e professor Domenico Pellegrini Giampietro, que foi ministro da Fazenda da República Social Italiana entre 1943 e 1945, Ada Pellegrini emigrou com a família para o Brasil em 1951, estabelecendo-se em São Paulo. Formou-se em Direito pela FDUSP em 1958, na qual concluiu doutorado e obteve o título de livre-docente em Direito Processual Civil.

Ingressou como docente da USP em 1971, tornando-se titular em 1980. Ademais, foi procuradora do Estado de São Paulo. Ainda, recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de Milão e foi membro da Academia Paulista de Letras.

Deixou extensa contribuição para o mundo acadêmico como as obras "A Ação Civil Pública"; "Direito Civil e Processo", "Direito Processual Coletivo", "Juizados Especiais Criminais", "Teoria Geral do Processo" e "O Controle Jurisdicional de Políticas Públicas".

Ada Grinover faleceu em 13 de julho de 2017, aos 84 anos de idade.

______

Informações:
Inauguração da Sala Ada Pellegrini
Dia: 31/10 - horário: 19h00
Prédio Histórico da Faculdade de Direito
Largo de São Francisco, 95, 2º andar
Informações: (11) 3111-4012

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 4/11/2019 11:52