sábado, 5 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Sociedade e judiciário

Justiça do CE vai até convento fazer audiência com freiras idosas

Visita fez parte de procedimento referente à ação de curatela envolvendo as freiras.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Na região metropolitana de Fortaleza/CE, a Justiça foi até um convento para fazer audiências com 14 freiras idosas. Dia atípico na rotina da 1ª vara de famílias e sucessões da comarca de Caucaia, para o juiz de Direito Henrique Jorge dos Santos Falcão, titular da vara, o episódio proporcionou "aproximação entre a sociedade e Judiciário para uma maior efetividade da prestação jurisdicional".

t

A visita aconteceu na última sexta-feira, 22 de novembro, e fez parte de um procedimento referente à ação de curatela envolvendo as freiras.

A curatela é um mecanismo de proteção para maiores de idade que não têm condições de conduzir a própria vida. Podem ser curatelados pessoas que não podem exprimir sua vontade, como por exemplo, os acometidos por doenças graves.

Henrique Falcão explicou que ação foi conjunta: "Fizemos esse esforço conjunto e fomos ao Convento das Irmãs Cordimarianas para fazer audiências com 14 freiras, em idades avançadas e sem condições de se deslocarem às dependências do Fórum".

O magistrado esteve acompanhado das servidoras Maria Sofia Quirino da Cunha Farias e Alana Frota Portela, além do promotor de Justiça Antonio Monteiro Maia Júnior e o defensor público Adson Wariss Maia.

Falcão ressaltou ainda que "a ação in loco proporcionou aproximação entre a sociedade e Judiciário para uma maior efetividade da prestação jurisdicional, possibilitando aos integrantes do sistema de Justiça presenciar a vivência das irmãs religiosas e analisar as medidas judiciais adequadas a cada caso concreto".

Fonte: TJ/CE.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 28/11/2019 13:02