MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Azul indenizará família que perdeu comemoração de bodas de ouro na Flórida
Danos

Azul indenizará família que perdeu comemoração de bodas de ouro na Flórida

Devido ao atraso do voo, além da comemoração, a família e perdeu um dia de férias e uma diária de cada veículo locado e do hotel reservado.

Da Redação

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Atualizado em 10 de fevereiro de 2020 07:09

Uma família de Balneário Camboriú/SC será indenizada por uma empresa aérea. A família iria passar férias na Flórida, EUA, e comemorar o aniversário de casamento dos pais. No entanto, após atraso no voo, eles acabaram perdendo um dia de férias no local, uma diária de cada veículo locado e do hotel e o jantar comemorativo. Decisão é da juíza substituta Bertha Steckert Rezende, da 3ª Vara Cível da comarca de Balneário Camboriú.

t

Os passageiros pretendiam viajar em voo de Curitiba/PR, com conexão em Campinas/SP e destino em Fort Lauderdale. No entanto, o primeiro voo atrasou cerca de duas horas e eles foram realocados em outro, marcado para a madrugada do dia seguinte.

Além deste imprevisto, quando retornaram da viagem, tiveram cinco malas extraviadas, sendo quatro encontradas nos dias seguintes e uma nunca localizada.

Ao se defender, a empresa alegou que o contrato de transporte aéreo se rege pelas normas estabelecidas pelo transportador, conforme o próprio contrato de transporte e bilhete aéreo, bem como pelas normas internacionais vigentes. Segundo a empresa, não houve qualquer ato ilícito decorrente do atraso, pois todos foram reacomodados no próximo voo disponível.

A juíza, ao analisar a ação indenizatória, apontou que apesar da empresa apresentar fundamentação acerca do conceito que causaria a exclusão de responsabilidade civil, não conseguiu descontruir os atos narrados na inicial, ao contrário, apresentou informação que confirmou a ocorrência do atraso no voo e o extravio das bagagens.

"Quanto ao dano moral, efetivamente, aquele que contrata um serviço de transporte aéreo e posteriormente o tem prestado de forma inadequada, sem justificativa plausível, experimenta abalo psíquico suficiente e passível de indenização, não se podendo aqui falar em mero aborrecimento ou dissabor do dia a dia. No caso em questão, soma-se à prestação inadequada do serviço toda a frustração suportada pelos integrantes do polo ativo, que organizaram uma viagem em família, onde comemorariam, ainda, os 50 anos do enlace matrimonial".

Com esse entendimento, a magistrada condenou a empresa a indenizar a família. Valor total foi fixado em R$ 13.638,72 por danos materiais e R$ 7 mil para cada membro da família por danos morais.

Processo: 0304624-97.2019.8.24.0005

Veja a sentença.

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas