MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão que debaterá voto direto na OAB realiza primeira reunião
Eleições OAB

Comissão que debaterá voto direto na OAB realiza primeira reunião

Também serão discutidos temas como limite de gastos em campanha, voto eletrônico e fake news.

Da Redação

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 07:05

Foi realizada nesta quarta-feira, 5, a primeira reunião da Comissão Eleitoral da OAB. Entre os objetivos do grupo está o debate sobre eleições diretas na Ordem, uma sugestão apresentada pelo presidente Felipe Santa Cruz.

Neste primeiro encontro, foi traçado um cronograma com os temas a serem debatidos até julho. Em seguida, estes serão apresentados à presidência para que, no segundo semestre, sejam deliberados pelo Conselho Federal.

t

Voto direto

A comissão tem o respaldo do presidente Felipe Santa Cruz, que sempre foi favorável ao pleito direto, como forma de "evitar desequilíbrios e abuso do poder econômico". Para Santa Cruz, "esse debate não pode ser sobre a lei dos maiores sobre os menores, mas sobre a preservação da nossa entidade com a modernização de seu processo eleitoral".

Atualmente a escolha é realizada de forma indireta: são os conselheiros Federais das seccionais que escolhem o nome que irá presidir a Ordem em âmbito Federal, sendo ao todo 81 votos.

Em setembro último foi apresentado no Senado o PL 4.971/19, para que as eleições da diretoria do Conselho Federal da OAB sejam realizadas de forma direta. A proposta aguarda apreciação na CCJ.

Temas

Presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Viana esclarece que o objetivo é receber sugestões e debater diversos temas pertinentes ao sistema eleitoral da OAB. Serão realizadas reuniões mensais até julho para o exame destas sugestões que, em seguida, serão encaminhadas para a diretoria e plenário do Conselho Federal.

Os temas já estabelecidos foram divididos em dois blocos: o primeiro refere-se a alterações de regras internas, como o provimento do Conselho Federal ou regulamento geral sobre as eleições. Neste, serão discutidos, por exemplo, limite de gastos de campanha e prestação de contas.

O segundo bloco deverá tratar de temas que dependem de alteração legislativa, entre eles a questão das eleições diretas.

Outros assuntos a serem examinados pela comissão eleitoral são voto eletrônico, fake news e participação feminina.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas