MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST afasta responsabilidade de banco por erro em promoção de trabalhadora
Indenização indevida

TST afasta responsabilidade de banco por erro em promoção de trabalhadora

Empregada participou de processo seletivo, mas voltou ao cargo menos de um mês depois.

Da Redação

sexta-feira, 6 de março de 2020

Atualizado às 11:49

A 8ª turma do TST excluiu da condenação imposta a instituição financeira o pagamento de indenização por danos morais a uma empregada promovida erroneamente. Segundo os ministros, se a promoção fosse mantida, seria inconstitucional.

t

A empregada alegou que foi contratada para o cargo de auxiliar de serviço de saúde e posteriormente aprovada em seleção interna para assumir o cargo de auxiliar de enfermagem do trabalho. Após 28 dias, a obreira voltou ao cargo antigo e, consequentemente, perdeu a comissão.

O banco explicou que, conforme norma interna, a empregada não poderia participar do processo seletivo, pois a mudança de cargo resultaria em promoção horizontal e transposição de carreiras sem aprovação em concurso público específico.

O juízo de 1º grau julgou improcedentes os pedidos, mas o TRT da 1ª região deferiu as diferenças salariais e a indenização de R$ 5 mil por danos morais. Para o TRT, o banco não só permitiu que ela participasse do processo seletivo para o cargo, como, por quase um mês, a manteve enquadrada em tal função pagando-lhe a comissão e, ainda, a manteve em desvio de função exercendo, na prática, o cargo do qual foi destituída.

No recurso de revista, o banco sustentou que a anulação de um ato ilegal não se confundiria com ato ilícito passível de indenização por ofensa a direito da personalidade.

A relatora do recurso, ministra Dora Maria da Costa, afirmou que o banco, como entidade da Administração Pública, tem de seguir o princípio da legalidade, ou seja, só pode adotar medidas previstas na legislação.

"Cogitar-se de uma consolidação dos efeitos da seleção interna da qual a reclamante participou sem reunir os requisitos imprescindíveis, mesmo que apenas para fim de indenização por danos morais, corresponderia a conferir à promoção ilegal a natureza jurídica de um verdadeiro direito adquirido, o que, por sua vez, atentaria não apenas contra a possibilidade irrecusável de a Administração rever seus próprios atos quando eivados de ilegalidade, por força da Súmula nº 473 do STF, mas também e principalmente contra os inúmeros princípios constitucionais a ela aplicáveis".

Diante disso, a relatora excluiu da condenação o pagamento de indenização por danos morais.

  • Processo: 100191-68.2016.5.01.0057.

Confira o acórdão.