MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB requer que STF considere abstenção ausência de voto no plenário virtual
Julgamento

OAB requer que STF considere abstenção ausência de voto no plenário virtual

Regra atual converte abstenções em votos computados em favor do entendimento do relator.

Da Redação

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Atualizado em 21 de maio de 2020 07:12

A OAB encaminhou um ofício ao STF solicitando que a Corte altere a resolução que trata da sistemática de votação em ambiente virtual e passe a entender a falta de manifestação dos ministros no plenário virtual como abstenção, somente sendo computados, para fins de quórum e de resultado, os votos expressamente manifestados pelos ministros dentro do prazo da sessão virtual.

t

Atualmente, a resolução 642/19 da corte estabelece o procedimento para julgamento de processos em sessão virtual no STF. A normativa determina que "considerar-se-á que acompanhou o relator o ministro que não se pronunciar no prazo previsto" para o julgamento. Dessa forma, a prática atual converte abstenções em votos computados em favor do entendimento do relator.

Ordem entende que a atual prática se mostra inadequada e incongruente com o ordenamento processual brasileiro e defende a mudança para que os votos sejam computados apenas quando ocorrer a manifestação dos ministros. A entidade traça ainda um paralelo com os julgamentos no plenário físico, nos quais se exige a manifestação expressa dos julgadores.

"Estivéssemos a falar em plenário físico, a situação não seria a mesma. Pelo contrário, em sessões presenciais, exige-se manifestação expressa dos julgadores para o cômputo dos votos. Aliás, na excepcionalidade de não se manifestarem, o rito impõe que a ausência esteja expressa na ementa do julgado, como não raro se vê."

A OAB argumenta que nos casos constitucionais a regra do art. 97 da CF/88, também conhecida como cláusula de reserva de plenário, assenta que somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

"O deslocamento do ambiente decisório - a despeito de simplificar e facilitar debates - não pode ignorar as regras constitucionais referentes ao controle de constitucionalidade. Não há modalidade de julgamento por omissão, tampouco existe voto por presunção no plenário físico, de maneira que o mesmo entendimento deve ser aplicado às sessões virtuais."

  • Confira aqui a íntegra do Ofício 42/20.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas