quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Ações sociais

Escritório incentiva sociedade em ações sociais

TozziniFreire Advogados lançou carta aberta à sociedade para reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade, diversidade e inclusão.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O escritório TozziniFreire Advogados lançou em julho uma carta aberta à sociedade para reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade socioambiental, o respeito à diversidade, a redução de desigualdades e a promoção da inclusão efetiva.

TozziniFreire tem a inclusão como valor e, desde sua fundação, promove constantemente ações em prol da participação consciente do indivíduo na sociedade, contemplando público interno, clientes e fornecedores, com impacto social em âmbito nacional e internacional.

A advogada e coordenadora pro bono do escritório, Clara Serva, explicou a publicação da carta, a atuação dos colaboradores em causas sociais e a replicação das práticas em outras frentes.

Clara Serva ressaltou que a carta aberta é uma forma de explicitar tudo o que a empresa acredita e destacou preocupante agravamento de desigualdades socioeconômicas, que já era brutal no país, e que tomou proporções ainda mais avassaladoras durante a pandemia.

O escritório acredita, segundo a causídica, que as instituições podem definir qual o impacto social que querem, e podem, efetivamente gerar, percebendo as dimensões que permeiam um problema social e entender como podem contribuir para transformá-lo. Para a advogada, essas práticas podem ser replicadas em diversas frentes e instituições, jurídicas ou não.

A advogada finalizou destacando que a atuação dos colaboradores é muito importante para que sejam realizadas as ações sociais, que são uma "verdadeira construção coletiva".

Veja a íntegra da carta aberta:

Carta à Sociedade

Pela sustentabilidade, diversidade e inclusão

Por meio da presente carta, TozziniFreire Advogados vem reafirmar à sociedade seu compromisso com a sustentabilidade socioambiental, o respeito à diversidade, a redução de desigualdades e a promoção da inclusão efetiva.

A crise sanitária e econômica de dimensões globais e locais ímpares, decorrente da pandemia de COVID-19, trouxe instabilidade e aflições a todas as pessoas e setores da sociedade, com preocupante agravamento de desigualdades socioeconômicas. Como afirmou António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é também uma crise de direitos humanos.

Neste momento, é necessário promover o interesse comum, com atenção a todos e cada um dos cidadãos, considerados não apenas na sua individualidade, respeitadas suas peculiaridades, mas também em seu papel social.

A doença atinge a todos de forma indiscriminada, mas seus impactos são muito mais nefastos para pessoas idosas, de baixa ou baixíssima renda e demais grupos minorizados, dentre os quais pontuamos exemplificativamente as pessoas LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais e afins), negros, pessoas com deficiência, mulheres, povos indígenas e refugiados.

Entre outras consequências preocupantes, vê-se o aumento expressivo de casos de violência doméstica e feminicídio, com índices que apontam que as ocorrências de assassinato de mulheres dentro de casa duplicaram.

O aumento da pobreza e do desemprego impacta em especial a população negra, que, segundo o IBGE em 2019, representava 73% das pessoas em condição de pobreza no Brasil, em grande parte inseridas no mercado informal de trabalho.

Tais dados se agravam sobremaneira quando verificada a transversalidade dos impactos em mulheres negras.

Temos convicção de que a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento socioambiental sustentável, consagrados em nossa missão e nossos valores institucionais, são estruturantes e imprescindíveis para superar a crise, nutrir o adequado ambiente de negócios e estear o desenvolvimento de uma sociedade harmônica e de uma economia próspera.

Para dar concretude a tais princípios éticos, TozziniFreire Advogados enfatiza seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, mais do que nunca, tem por imperativos os valores da equidade, do respeito e da inclusão de todas as pessoas, prezando pela especial atenção à pessoa com deficiência, assim como aos diferentes gêneros, raças, etnias e orientações sexuais, e pela preservação de um meio ambiente sadio e equilibrado.

____________

t

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 31/8/2020 18:32

LEIA MAIS