MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Consulado Geral da Coreia promove seminário sobre Acordo com Mercosul
Evento

Consulado Geral da Coreia promove seminário sobre Acordo com Mercosul

Dia 10/9, a partir das 13h30.

Da Redação

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Atualizado às 08:56

"As perspectivas de um  Acordo de Livre Comércio entre a Coreia do Sul e o Mercosul" é o tema do seminário que o Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo promoverá no dia 10 de setembro, a partir das 13h30, no Hotel Tivoli Mofarrej (salão Bela Vista) com transmissão pelo canal do Youtube do Consulado, clique aqui.

t

O evento tem a co-organização do Ibmec e da OKTA São Paulo (Overseas Korean Traders Association) e o apoio da banca Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), da Comissão Especial de Relações Internacionais da OAB/SP e do Instituto do Capitalismo Humanista.

O Consul Geral da Coreia do Sul, Hak You Kim, fará a abertura do seminário, que contará com cinco painéis. O 1º será sobre "A dimensão Econômica do Acordo", com Roberto Dumas Damas (especialista no mercado financeiro, atuou no Banco dos BRICS e é professor de Economia Internacional e Economia Chinesa do Ibmec). O 2º painel será sobre "A Dimensão Política/Industrial do Acordo", com Thomaz Zanotto (diretor-titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP). O 3º painel tratará da "Dimensão Política e Agrícola do Acordo", em modo online, com Sueme Mori (coordenadora de Inteligência Comercial da Área Internacional da CNA). O 4º painel será sobre a "Dimensão Jurídica do Acordo", também em modo online, com Gustavo Ferraz de Campos Monaco (professor-titular de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e Consultor da OKTA São Paulo) e o último painel estará voltado a uma análise  sobre a  situação atual do "Mercado Comum do Sul", com Armenio dos Santos (consultor, parecerista e docente em Direito Constitucional, Administrativo, Orçamentário e Tributário). Na sequência, haverá debate com a participação dos palestrantes. A mediação será da jornalista Santamaria Silveira.

O seminário irá abordar as questões que envolvem as negociações em torno da parceria do bloco econômico do Mercosul com a Coreia do Sul, do ponto de vista econômico, político, jurídico, tecnológico e geopolítico, apontando vantagens, impasses e possíveis saídas ao longo das negociações.

O evento será encerrado pelo presidente da OKTA São Paulo, Yun Ki Lee; pelo coordenador de RI do Ibmec, Alan Vendrame, e pelo cônsul geral da Coreia Sul em São Paulo, Hak You Kim.

No sentido de respeitar as medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia de covid-19, somente 50 pessoas poderão assistir presencialmente ao evento. Os interessados em participar devem enviar e-mail para [email protected], com nome completo, entidade/empresa, cargo e contato. Os 50 primeiros e-mails formarão o público do evento presencial.