MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga constitucional lei que reduziu jornada semanal de assistentes sociais
Trabalho

STF julga constitucional lei que reduziu jornada semanal de assistentes sociais

Plenário seguiu voto do relator Celso de Mello, mantendo a lei 12.317/10.

Da Redação

sábado, 10 de outubro de 2020

Atualizado às 08:19

Por decisão unânime, o STF julgou improcedente ação da CNS - Confederação Nacional de Saúde contra a lei 12.317/10, que reduziu a jornada semanal de assistentes sociais para 30 horas.

O plenário acolheu na íntegra o voto do ministro Celso de Mello, proferido em sessão virtual encerrada nesta sexta-feira, 9.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Conforme Celso de Mello, no que se refere à duração do trabalho, a CF estabeleceu um lapso temporal máximo para a jornada ordinária de oito horas diárias de trabalho e para a duração normal de trabalho equivalente a 44 horas semanais, facultada, ainda, a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; isso, afirmou, sem prejuízo da possibilidade da União ou dos Estados-membros fixarem parâmetros normativos mais favoráveis a determinadas classes de trabalhadores, em razão das condições específicas de trabalho a que estão sujeitas algumas categorias profissionais.

"O diploma legislativo ora impugnado, além de situar-se no âmbito material da competência legislativa privativa da União Federal (CF , art. 22, I), compõe, ainda, o universo normativo das regras protetivas da categoria profissional dos assistentes sociais, fundadas em razões pertinentes às condições particulares a que estão expostos esses trabalhadores no exercício de suas atividades laborais."

Dessa forma, o relator julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade da CNS contra a norma.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas