MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Católico nomeado por Bolsonaro, Nunes Marques vota para que Estado não mude data de concurso por crença
Religião

Católico nomeado por Bolsonaro, Nunes Marques vota para que Estado não mude data de concurso por crença

O entendimento do ministro foi proferido em julgamento sobre diferenciação em concurso e estágio por crença religiosa.

Da Redação

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Atualizado às 19:21

Na tarde desta quarta-feira, 25, o plenário do STF julgou ações para discutir acerca da possibilidade de diferenciação, em concurso e estágio probatório, em razão de crença religiosa. 

Nunes Marques seguiu o entendimento de Dias Toffoli, relator, no sentido de que a realização da prova aos sábados não viola o direito de culto e de que inexiste dever do administrador de disponibilizar a servidor público, em estágio probatório, forma alternativa de cumprimento de seus deveres funcionais por crença religiosa.

Publicidade

O ministro foi nomeado por Bolsonaro em razão de seu perfil discreto e católico. Em seu voto, o ministro afirmou que a laicidade do Estado não significa "Estado ateu", mas de todas as religiões ou de religião alguma. 

Nunes Marques salientou o alto custo imposto ao Estado para atender aos interesses de determinados grupos religiosos: "Alto custo social e administrativo para a remarcar". O ministro afirmou que não há previsão em lei para obrigar o Estado disponibilizar possibilidades sobre o tema e, no caso, não havia previsão no edital. 

"A liberdade de crença impõe o reconhecimento de cada pessoa tem o domínio de sua trajetória religiosa e de perfilhar as medidas necessárias a concretização de seus projetos de vida. Se de um lado cada um deve ter liberdade de crer no quiser, isso não significa que o Estado deva associar-se as mesmas crenças e, com imprevisíveis consequências, ser compelido sem previsão em lei a criar meios alternativos a fim de atender as restrições dos mais diversos mandamentos religiosos".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas