MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Black Friday: Guia de consumo consciente orienta para a hora das compras
Promoções

Black Friday: Guia de consumo consciente orienta para a hora das compras

OAB/SP elaborou guia para auxiliar consumidores a não agir com impulso diante das ações de marketing.

Da Redação

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Atualizado em 26 de novembro de 2020 18:26

Final do ano é a época tradicional de promoções e compras, que inicia hoje, com a Black Friday. Nesse período, o consumidor é exposto a tentações de consumo e, muitas vezes, a compra por impulso pode se transformar em uma "dor de cabeça".

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Pensando nisso, a OAB/SP elaborou o "Guia de Consumo Consciente" para auxiliar os consumidores sobre os cuidados que devem ter na hora das compras. A seccional ressalta que é cada vez mais comum que o consumidor se veja diante de um impulso de compra provocado por inteligentes ações de marketing.

O guia auxilia o consumidor a estar cada vez mais atento às suas reais necessidades e a sempre facilitada e incentivada "compra por impulso". Esse comportamento torna atrativos bens e produtos cuja necessidade ou utilidade podem ser não tão relevantes, explica.

Publicidade

Veja as principais dicas trazidas pelo guia:

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • Pagamento à vista

Considere pagar à vista, se você tiver essa condição econômica e se o desconto for maior que o rendimento de aplicações bancárias. O desconto à vista sempre será mais favorável do que pagar juros em créditos especiais ou cartão de crédito.

  • Pagamento no cartão

Prefira efetuar o pagamento com cartão de crédito, pois, em caso de fraude, será mais fácil cancelar o pagamento do que se for pago por boleto bancário.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • PIX

Embora seja um sistema seguro, lembre-se que o pagamento pelo PIX é praticamente instantâneo e que, após efetuar a transferência, a mesma não poderá ser cancelada. Se quiser a devolução do dinheiro, esta só ocorrerá se o fornecedor fizer uma transferência de volta ou se você conseguir uma ordem judicial.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • Condições de aquisição

Pesquise outros produtos ou serviços similares em outros fornecedores. Veja se as condições de aquisição são mais favoráveis, incluindo eventuais garantias.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • Atendimento ao consumidor

Antes de comprar um produto ou serviço, teste o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Veja se é ágil e se é capaz de responder a questões relevantes.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • Compras internacionais

Cuidado com compras em sites ou fornecedores situados fora do Brasil. Se eles não tiverem uma empresa no país, a lei brasileira não é aplicável e não será possível reclamar. Experimente comprando inicialmente produtos de pequeno valor.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • Política de troca

Observe se a política de trocas proposta tanto por fornecedores situados fora do Brasil quanto por lojas locais é efetiva, veja o que ela abrange e confirme as condições de troca.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • Não clique em links

Nunca acesse ofertas por meio de links de propagandas, ou recebidas por e-mail, SMS, aplicativos de comunicação ou outros recursos. Pesquise sempre, diretamente no navegador de internet (Chrome, Edge, Mozilla e outros), o nome da loja, acessando-a por conta própria e consultando você mesmo as ofertas do site.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

  • E-mail para compras

Crie um e-mail gratuito somente para utilizá-lo no cadastro de lojas na internet, assim você não será atrapalhado por spam e sua caixa postal não ficará tão cheia de avisos, newsletters, ofertas e outras comunicações não desejadas ou irrelevantes.

O guia da OAB/SP elenca essas e muitas outras dicas. Acesse aqui a íntegra.

___________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas