MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. White Martins recorre ao STF para suspender decisões sobre fornecimento de oxigênio no AM
Colapso na saúde

White Martins recorre ao STF para suspender decisões sobre fornecimento de oxigênio no AM

Segundo a empresa, apenas nas últimas 72h foram ajuizadas ao menos 13 ações em seu desfavor requerendo "a imediata regularização do fornecimento de oxigênio".

Da Redação

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Atualizado às 10:45

Nesta segunda-feira, 18, a White Martins, maior fornecedora de oxigênio hospitalar no Amazonas, requereu ao STF, em caráter de urgência, que sejam suspensos todos os processos e liminares deferidas relativos ao abastecimento do insumo para o Estado, no contexto da crise sanitária ocasionada pela covid-19.

Segundo a empresa, apenas nas últimas 72h foram ajuizadas ao menos 13 ações em seu desfavor requerendo "a imediata regularização do fornecimento de oxigênio".

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A White Martins alegou que a empresa não é capaz, sozinha, de enfrentar o mais calamitoso episódio da saúde pública brasileira, de modo que é imprescindível uma ação coordenada não apenas entre os diferentes entes do Poder Executivo, mas entre esses e o Legislativo e o Judiciário.

"Como há medo da escassez do produto, as liminares, que não levam em consideração as necessidades coletivas, uma vez que deferidas em demandas individuais, acabam permitindo a estocagem do produto, levando ao cenário de que alguns hospitais tenham oxigênio para vários dias e outros não o tenham para fornecimento imediato."

A empresa diz que as decisões são bem-intencionadas e elas partem - na maioria das vezes - de pleitos também bem-intencionados: hospitais que estão superlotados e sem reserva de oxigênio que, em função disso, solicitam de seus fornecedores todo o oxigênio de que necessitam.

"Contudo, análises superficiais não são adequadas para enfrentamento de problemas complexos. A boa-intenção, por si só, não é capaz de concretizar o incremento de sete vezes da produção de oxigênio de uma hora para a outra - mesmo o enorme esforço prático despendido pela requerente nas últimas semanas não o foi."

Publicidade

  • Processo: ADPF 756

Leia o pedido.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas