MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz criador do personagem "Epaminondas Gustavo" morre de covid-19
Luto

Juiz criador do personagem "Epaminondas Gustavo" morre de covid-19

O presidente do TJ/PA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, estabeleceu luto oficial por três dias.

Da Redação

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Atualizado às 16:57

Nesta semana, o juiz Cláudio Rendeiro, do Pará, faleceu por complicações da covid-19. Rendeiro se destacou com a criação do divertido personagem "Epaminondas Gustavo", que de maneira leve e didática explicava como funcionam as estruturas do Judiciário. O comunicado do falecimento aconteceu na segunda-feira, 18.

Epaminondas era caracterizado como um homem simples do interior. Com linguagem coloquial, Rendeiro apresentava conflitos judiciais e situações diárias vividas pelo personagem que eram explicadas de didaticamente pelo viés do Direito. O personagem se popularizou por mensagens instantâneas de celular até chegar às mídias digitais de redes sociais.

Trajetória

Rendeiro ingressou na magistratura paraense em 24 de novembro de 1994. Durante 14 anos, Rendeiro atuou na área penal. A defesa pela ressocialização de egressos do sistema pena foi uma das principais atuações na magistratura no Poder Judiciário do Pará. Ele foi o primeiro coordenador estadual do programa Começar de Novo, do CNJ. 

Em 2007, o juiz atuou à frente do projeto "Dó Ré Mi Faz Melhor", que tinha por objetivo utilizar a música como ferramenta de reinserção social e humanização.

 (Imagem: Reprodução/Programa Argumento)

(Imagem: Reprodução/Programa Argumento)

À época, o Claudio Rendeiro explicou que "a música tem um efeito terapêutico, o que é reconhecido por estudiosos. Trazer a música para o ambiente carcerário diminui o estresse e serve também para que o próprio interno se perceba como sujeito, como alguém capaz de produzir, que tem uma aptidão, que pode ser reconhecido e fazer algo útil. O projeto foi pensando nisto. Não é somente música pela música e, sim, resgatar através dela a autoestima e a dignidade humana", explicou ele.

O presidente do TJ/PA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, estabeleceu luto oficial por três dias.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também se manifestou ao dizer que a cidade "amanheceu triste. Nosso querido Cláudio Rendeiro, conhecido pelo personagem Epaminondas, partiu vítima da covid-19. Uma tristeza imensa! O Pará perde um brilhante juiz, o humor e a alegria contagiantes de um ser humano iluminado. Vá em paz, mano. À família, amigos e fãs, o meu carinho e solidariedade".

Informações: TJ/PA. 

t