MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes manda abrir investigação sobre vazamento de dados de ministros
Inquérito

Moraes manda abrir investigação sobre vazamento de dados de ministros

Na última semana, o presidente do STF, ministro Fux, pediu providências a respeito de suposta comercialização de dados dos magistrados da Corte.

Da Redação

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Atualizado às 19:07

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigação de vazamento de informações de dados pessoais e sigilosos de ministros da Corte e outras autoridades. O ministro determinou, ainda, que o relatório produzido na investigação seja autuado no Supremo como petição autônoma e sigilosa.

Por prevenção, o processo será relatado também pelo ministro Alexandre, relator do Inquérito INQ 4.781, que apura ofensas e ameaças aos ministros do STF.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Na última segunda-feira, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, pediu providências a respeito de suposta comercialização de dados dos magistrados da Corte, noticiada pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Foram enviados ofícios ao ministro da Justiça, André Mendonça, e ao ministro Alexandre de Moraes.

No despacho, o ministro Alexandre de Moraes destacou que a comercialização de informações e dados privados e sigilosos de membros do Supremo atinge diretamente a intimidade, a privacidade e segurança pessoal de seus integrantes. Diante disso, a seu ver, há a necessidade de fazer cessar lesão ou ameaça de lesão a direito, visando interromper o incentivo à quebra da normalidade institucional, concretizada por meio da divulgação e comercialização de dados privados e sigilosos de autoridades.

Veja a íntegra do despacho. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas