MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz revoga prisão de investigada que mudou de endereço após ameaças
Violência doméstica

Juiz revoga prisão de investigada que mudou de endereço após ameaças

Mulher descumpriu medidas cautelares mudando de endereço sem comunicar o juízo, para preservar a sua integridade física e de seus filhos.

Da Redação

quarta-feira, 3 de março de 2021

Atualizado às 15:24

O juiz de Direito Paulo Eduardo Huergo Farah, da 4ª vara Criminal de Joinville/SC, revogou a prisão preventiva de uma mulher que descumpriu medidas cautelares mudando de endereço sem comunicar o juízo. Segundo documentos, a mulher se mudou para preservar a sua integridade física e de seus filhos, pois estava sofrendo ameaças de seu companheiro.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O MPF denunciou a mulher por tráfico de drogas. Na audiência de custódia, foi concedida prisão domiciliar e, posteriormente, a prisão domiciliar foi revogada, sendo concedida liberdade provisória com a aplicação de medidas cautelares.

A mulher, no entanto, não foi encontrada para ser notificada. Em consequência, por ter descumprido uma das medidas cautelares fixadas, foi decretada sua prisão preventiva. O mandado de prisão foi devidamente cumprido.

A defesa da mulher alegou que ela descumpriu as condições impostas quando da concessão da liberdade provisória, mudando de endereço sem comunicar o juízo, para preservar a sua integridade física e também de seus filhos, pois estava sofrendo ameaças de seu companheiro.

Ao analisar o caso, o magistrado observou que a mulher juntou aos autos declaração emitida pela Coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional e Familiar de Joinville, que demonstra que ela estava sob risco iminente de morte ou grave ameaça e foi acolhida na casa abrigo e posteriormente o serviço assistencial providenciou translado dela e dos filhos para a cidade de origem.

O magistrado constatou, ainda, que a mulher sofria violência doméstica praticado por seu companheiro, o qual está respondendo ação penal.

"Constata-se, assim, que a liberdade da ré, a partir de agora, ao menos em um juízo perfunctório, não interferirá negativamente na sociedade, pois mudou de endereço sem comunicar o juízo apenas porque estava em situação de risco, em razão da violência doméstica sofrida."

Dessa forma, deferiu o pedido da mulher e revogou a prisão preventiva e determinou o retorno dos autos conclusos para designação de nova data para a audiência de instrução e julgamento.

O processo, que tramita em segredo de justiça, conta com a atuação do advogado Guilherme Mendes Garcia.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas