segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

IAMG lamenta o falecimento do advogado José Cabral

É com profundo pesar que o Instituto dos Advogados de Minas Gerais lamenta o falecimento do advogado José Cabral, ocorrido nesta manhã, 6/8. O advogado faleceu em plena maturidade advocatícia, aos 97 anos.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008


Falecimento

IAMG lamenta o falecimento do advogado José Cabral

É com profundo pesar que o IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais lamenta o falecimento do advogado José Cabral, ocorrido nesta manhã, 6/8. O advogado faleceu em plena maturidade advocatícia, aos 97 anos.

José Cabral nasceu em São Sebastião de Bela Vista/MG, em 1911 e formou-se em Direito pela UFMG, turma de 1935. Foi Chefe de Gabinete do engenheiro Américo Renê Giannetti e Secretário da Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho, durante todo o Governo do dr. Milton Soares Campos. Em 1950, elegeu-se Deputado Estadual, cumprindo dois mandatos. Foi Secretário de Estado de Desenvolvimento no Governo Magalhães Pinto. Deixou o cargo para presidir a COMAG, hoje COPASA. No governo Rondon Pacheco, exerceu a Presidência do Banco do Estado de Minas Gerais - BEMGE. Na OAB/MG foi secretário por um mandato e vice-presidente, por 5 anos, em dois mandatos sucessivos, foi também conselheiro seccional por diversos mandatos e ex-presidente de sua Comissão Disciplinar.

"O Instituto está consternado com o fato, por se tratar de um dos advogados mais importantes que Minas já produziu e um dos associados referência do Instituto dos Advogados. Ele era o único associado cuja idade superava a do próprio Instituto (que este ano completou 93 anos)", lamenta o presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta da Silva.

José Anchieta lembra que recentemente, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais prestou duas homenagens ao advogado. Em fevereiro deste ano ele foi um dos convidados do evento Causo e Causídicos, quando narrou fatos curiosos ocorridos ao longo de sua carreira, dedicada à área trabalhista. Em março, durante as comemorações dos 93 anos do IAMG, José Cabral recebeu a Medalha do IAMG, na categoria Advogado, em reconhecimento de seus serviços jurídicos prestados.

O sepultamento de José Cabral será às 17h no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

___________________







_________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 6/8/2008 14:33