sexta-feira, 30 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Portarias convocam dois desembargadores para atuar no STJ

As convocações dos desembargadores Paulo Roberto Bastos Furtado, do TJ/BA, e Vasco Della Giustina, do TJ/RS, foram publicadas dia 29/12 no Diário da Justiça Eletrônico.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009


STJ

Publicadas portarias convocando dois desembargadores para atuar no STJ

As convocações dos desembargadores Paulo Roberto Bastos Furtado, do TJ/BA, e Vasco Della Giustina, do TJ/RS, foram publicadas dia 29/12 no Diário da Justiça Eletrônico. De acordo com as portarias, eles integrarão a Terceira Turma do STJ no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2009.

A decisão de convocar os dois desembargadores para completar a composição da Turma, que vinha atuando apenas com os ministros Nancy Andrighi, Massami Uyeda e Sidnei Beneti, foi tomada pela Corte Especial do STJ no dia 17 de dezembro. Os desfalques estavam sobrecarregando o trabalho das Turmas que compõem a Segunda Seção do tribunal e atrasando o julgamento de aproximadamente três mil processos por mês.

Eles ocuparão temporariamente as vagas dos ministros aposentados Antônio de Pádua Ribeiro e Humberto Gomes de Barros, destinadas a integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil - dentro do quinto constitucional destinado à advocacia.

Para ocupar as vagas e reforçar os julgamentos da Casa, o STJ recorreu ao artigo 56 do seu Regimento Interno, segundo o qual, em caso de vaga ou afastamento de ministro por mais de 30 dias, pode ser convocado juiz de Tribunal Regional Federal ou desembargador de Tribunal de Justiça, sempre pelo voto da maioria absoluta dos ministros da Corte Especial.

A exemplo dos desembargadores Carlos Fernando Mathias e Jane Ribeiro Silva, convocados em agosto de 2007, Paulo Roberto Furtado e Vasco Della Giustina não terão o título de ministro. Nesse período, eles serão tratados como desembargadores convocados e terão direito à diferença de salário correspondente ao cargo de ministro, inclusive diárias e transporte, se for o caso.

______________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 30/12/2008 09:46