MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Comissão aprova nova regra para pauta de assembleia de acionistas

Comissão aprova nova regra para pauta de assembleia de acionistas

Da Redação

terça-feira, 7 de abril de 2009

Atualizado às 08:41


Ações


Comissão aprova nova regra para pauta de assembleia de acionistas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou na quarta-feira, 1/4, o PL 3804/08 (clique aqui), do deputado Carlos Bezerra, que obriga as companhias de capital aberto a divulgarem antecipadamente as pautas das assembleias para os acionistas. O objetivo é assegurar informações para que os acionistas possam decidir como votar nas deliberações.

O relator da proposta, deputado João Maia, recomendou a aprovação da proposta na forma de um substitutivo. De acordo com o texto aprovado, as informações de que trata o projeto deverão ser disponibilizadas no site da empresa na internet, para reduzir a burocracia e o impacto ambiental.

O substitutivo diz que essas informações deverão ser divulgadas juntamente com a convocação da assembleia. O texto original determina o envio de informações aos acionistas com, pelo menos, 30 dias de atencedência da reunião deliberativa.

O texto aprovado ainda estabelece que as informações também deverão ser encaminhas à CVM, responsável pela regulamentação e fiscalização das companhias de capital aberto. O descumprimento poderá provocar a anulação de atos das assembleias.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo (clique aqui), ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

___________________________