sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Ministério da Fazenda realiza a 12ª edição do Programa de Intercâmbio

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda que será realizado no período de 4 a 29/1 de 2010, em Brasília e no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009


Intercâmbio

Ministério da Fazenda realiza a 12ª edição do Programa de Intercâmbio

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda que será realizado no período de 4 a 29/1 de 2010, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Para esta edição serão selecionados até 8 estudantes, sendo até 6 na área de Economia e até 2 na área de Engenharia de Telecomunicações. O objetivo é proporcionar aos estudantes de graduação (a partir do 4º semestre), pós-graduação, mestrado e doutorado, de universidades públicas e privadas, a oportunidade de conhecer o cotidiano das instituições públicas, acompanhar e participar da formulação e aprimoramento de políticas públicas voltadas para a defesa da concorrência e regulação econômica, com vistas a contribuir para a formação acadêmica e pessoal dos participantes.

Durante o intercâmbio, os estudantes cumprem uma agenda de trabalho com palestras de especialistas do setor público, servidores da Seae, pesquisas econômicas e jurídicas, estudos e análises de casos concretos julgados e desenvolvem um trabalho final inerente aos assuntos tratados nas coordenações desta Secretaria, além de outras atividades correlatas. No final do Intercâmbio esse trabalho é apresentado e julgado pelos servidores da Seae, resultando na entrega de um certificado de participação ao estudante, caso este cumpra com as regras descritas no regulamento do programa.

O Programa é realizado desde 2004 e já recebeu estudantes de várias universidades renomadas do país, tais como: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Católica de Brasília (UNB), entre outras.

No ano passado, os órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) - Seae do Ministério da Fazenda, Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e o Cade - ofereceram vagas às autoridades de defesa da concorrência do Paraguai, Uruguai e da Argentina, (em reunião do CT 5 - Comitê de Defesa da Concorrência do Mercosul, realizada nos dias 23 e 24/4) para a participação em seus respectivos

Programas de Intercâmbio, com o intuito de ampliar o conhecimento acerca da estrutura, do funcionamento e das regras do SBDC, difundir a cultura da concorrência, promover a troca de experiências entre as autoridades e estreitar as relações existentes entre elas. Além de intercambistas brasileiros, a Seae recebeu dois participantes de outros países, Argentina e El Salvador, que representaram o Sistema de Concorrência dos respectivos países.

O período de inscrição é de 11/11 a 5/12 de 2009 e o candidato deverá encaminhar os seguintes documentos: Curriculum Vitae; carta de recomendação assinada por professor e/ou chefe imediato; histórico escolar; e redação (texto de uma página justificando o interesse pelo intercâmbio) aos cuidados da Srª Icanuza Reis, por e-mail (clique aqui) ; por fax (61) 3412-1752; e pelo correio, para o endereço: Esplanada dos Ministérios - Bloco P, sala 304 - Cep: 70048-900 - Brasília - DF.

Inscrições

De 11/11 a 5/12 de 2009

Público- Alvo

Estudantes de graduação (a partir do 4º semestre), pós-graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Economia e Engenharia de Telecomunicações.

Resultado

14/12

Período de Realização

De 4 a 29/1 de 2010

Objetivo

Proporcionar aos estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado a oportunidade de participar da formação e do aprimoramento de políticas públicas voltadas para defesa da concorrência e regulação econômica.

Vagas

Brasília

  • até 4 estudantes de Economia
  • até 2 estudantes de Engenharia de Telecomunicações;

Rio de Janeiro

  • até 2 estudantes de Economia

____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 12/11/2009 15:16