terça-feira, 26 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

TJ/CE - Decide pela não obrigatoriedade de pagar Ecad em eventos públicos

Os desembargadores integrantes da Turma Julgadora da 3ª câmara Cível do TJ/CE, por unanimidade, não conheceram o apelo interposto pelo Ecad, por ser descabida a alegação de vantagem econômica indireta que beneficiou a municipalidade, uma vez que o evento carnavalesco possui a feição cultural e social de festa popular, com o objetivo de entretenimento dos foliões que frequentam o Município.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009


Carnaval de rua

TJ/CE - Decide pela não obrigatoriedade de pagar Ecad em eventos públicos

O município de Sobral/CE não será obrigado a pagar direitos autorais ao Ecad em razão de um carnaval de rua que aconteceu no ano de 1997.

Os desembargadores integrantes da turma julgadora da 3ª câmara Cível do TJ/CE, por unanimidade, não conheceram o apelo interposto pelo Ecad, por ser descabida a alegação de vantagem econômica indireta que beneficiou a municipalidade, uma vez que o evento carnavalesco possui a feição cultural e social de festa popular, com o objetivo de entretenimento dos foliões que frequentam o município.

  • Confira logo abaixo a decisão.

______________

2002.0008.3776-5/0 - APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO · Remetente: JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE SOBRAL · Apelante: ESCRITORIO CENTRAL DE ARRECADACAO E DISTRIBUICAO - ECAD ·

Rep. Jurídico: 2295 - CE AMADEU GOMES DE BARROS LEAL FILHO · Apelado: PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL · Rep. Jurídico: 1379 - CE FRANCISCO IVAN RODRIGUES MENDES · Rep. Jurídico: 3783 - CE FRANCISCO ARNALDO DE PAULA PESSOA DE AZEVEDO · Rep. Jurídico: 4608 - CE ALBERTO FERNANDES DE FARIAS NETO · Rep. Jurídico: 5178 - CE EBE PIMENTEL GOMES LUZ · Rep. Jurídico: 5616 - CE ANTONIO LOURENCO TOMAS ARCANJO · Rep. Jurídico: 7088 - CE ANTONIO GUILHERME RODRIGUES DE OLIVEIRA · Rep. Jurídico: 7557 - CE FRANCISCO ANTONIO DE MENEZES CRISTINO · Rep. Jurídico: 8513 - CE DIONISIA MARIA TEIXEIRA MENDES · Rep. Jurídico: 10489 - CE RENO XIMENES PONTE · Rep. Jurídico: 11457 - CE DANIEL QUEIROZ ROCHA · Rep. Jurídico: 12707 - CE JOAO DE AGUIAR PUPO · Rep . Jurídico: 13805 - CE FRANCISCO FIGUEIREDO DE PAULA PESSOA NETO · Rep. Jurídico: 14042 - CE JOSE DE LIMA FREITAS JUNIOR · Relator(a).: Des. ANTÔNIO ABELARDO BENEVIDES MORAES Acorda(m):

ACORDAM os Desembargadores integrantes da Turma Julgadora da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, por unanimidade, em não conhecer da remessa necessária, e conhecer do apelo, mas para negar-lhe provimento, nos termos do voto do Relator, parte integrante deste. Ementa: AÇÃO DE COBRANÇA. DIREITO AUTORAL. ECAD. MUNICÍPIO. EVENTO CARNAVALESCO GRATUITO REALIZADO EM LOGRADOUROS E PRAÇAS PÚBLICAS ANTES DA VIGÊNCIA DA LEI Nº 9.610/98. COBRANÇA INDEVIDA. LEI Nº 5.988/73. SENTENÇA MANTIDA.

1.A sentença que não reconhece o direito pleiteado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD, o qual possui natureza jurídica de entidade privada sem fins lucrativos, bem como a que indefere o pedido de reconvenção, não está sujeita ao reexame ex offício da matéria no Órgão ad qu em.

2.O Município de Sobral ao promover o carnaval de rua no ano de 1997, sob a vigência da Lei nº5.988/73, sem a cobrança de ingressos e sem o intuito de lucro, não estava obrigado a pagar direitos autorais relativos a utilização de obras musicais no evento popular.

3.In casu, é descabida a alegação de vantagem econômica indireta que beneficiou a municipalidade, uma vez que o evento carnavalesco possui a feição cultural e social de festa popular, com o objetivo de entretenimento dos foliões que frequentam o Município.

4.Reexame não conhecido. Apelo conhecido e desprovido. Sentença confirmada.

_________
_________________

Leia mais

  • 28/10/09 - Justiça de MG reconhece que músicas executadas em salão de festas incidem retribuição autoral - clique aqui.
  • 7/8/09 - Organizadora da Oktoberfest é processada por não pagar Direitos Autorais - clique aqui.
  • 25/9/09 - Município de Lajes/SC condenado a pagar direitos autorais por exploração de música na festa do Pinhão - clique aqui.
  • 21/9/09 - STJ - Sonorização em ambiente comercial implica pagamento de direito autoral - clique aqui.
  • 17/8/09 - STJ condena Band ao pagamento de R$ 70 milhões por direitos autorais - clique aqui.
  • 7/8/09 - Prefeitura de Nova Veneza/SC terá que pagar retribuição autoral por músicas usadas na festa de emancipação do município - clique aqui.
  • 6/8/09 - TJ/SC - Terra Brazilis terá de pagar R$ 300 mil de direitos autorais - clique aqui.
  • 28/7/09 - NET de Santa Catarina terá que pagar os direitos autorais de execução pública de música - clique aqui.
  • 14/7/09 - TJ/DF entende que é descabida a cobrança de retribuição autoral por utilização de músicas em celebração litúrgica - clique aqui.
  • 9/7/09 - Decisões garantem recebimento de direito autoral no RS - clique aqui.
  • 3/7/09 - STJ - Em obra coletiva, produtora é titular dos direitos autorais, ressalvados os direitos dos artistas - clique aqui.
  • 30/6/09 - Rádio é proibida de tocar músicas até que regularize o pagamento dos direitos autorais, decide TJ/MG - clique aqui.
  • 29/6/09 - Afiliada da Band é condenada ao pagamento dos direitos autorais pela execução de obras musicais - clique aqui.
  • 27/6/09 - Rádio Comunitária de Ipojuca/PE tem de pagar direito autoral - clique aqui.
  • 24/6/09 - Município gaúcho é obrigado pagar direitos autorais por uso de músicas em carnaval de rua - clique aqui.
  • 22/6/09 - Clubes da Ilha do Governador/RJ é obrigada a pagar direito autoral - clique aqui.
  • 18/6/09 - TJ/PR obriga Net Arapongas ao pagamento de direitos autorais pela execução pública de músicas - clique aqui.
  • 17/6/09 - TJ/ES decide que festa de casamento tem de pagar direito autoral - clique aqui.
  • 16/06/09 - TJ/SP condena hotel ao pagamento da retribuição autoral por utilizar músicas em suas dependências - clique aqui.
  • 15/7/09 - STJ - Instituto de beleza carioca tem de pagar direito autoral - clique aqui.
  • 8/6/09 - Julgado improcedente pedido de isenção de direito autoral em consultório médico - clique aqui.
  • 6/6/09 - Íntegra de acórdão do TJ/SP que discutiu a legalidade de cobrança de direitos autorais em festa de casamento - clique aqui.
  • 18/5/09 - Direitos autorais em festa de casamento - clique aqui.
  • 15/5/09 - Não cabe cobrança de direitos autorais em evento sem fins lucrativos - clique aqui.
  • 15/12/08 - Execução de obras musicais enseja pagamento ao Ecad - clique aqui.

________________

____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 16/11/2009 08:58